quinta-feira, 18 de abril de 2013

“Só se aprende a voar voando”

 
 
 
 
É com alicerces na frase da fábula escrita pelo autor Luís Spúlveda, “A história de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”, que tem sido desenvolvido o trabalho com os alunos do Curso de Educação e Formação de Ação Educativa T3 na Escola Básica 2/3 Nun’Álvares, utilizando a riqueza da aprendizagem ativa e o benefício de um espaço educativo alargado que oferece múltiplas possibilidades de interação entre crianças da educação pré-escolar e jovens dos CEF, surgindo nesse âmbito o projeto “A Pré de mãos dadas com o CEF”.

Este projeto tem vindo a permitir aos alunos das turmas CEF um contato direto com crianças da educação pré escolar do Jardim de infância Nun’Alvares e Quinta de São João, bem como com todos os profissionais docentes e não docentes, consolidando desta forma as suas aprendizagens. Permite ainda, um contato dos alunos com o contexto profissional através de métodos participativos que conduzem ao desenvolvimento de competências profissionais, pessoais e sociais.

Sendo o Acompanhante de Ação Educativa o profissional que, no respeito de imperativos de segurança e deontologia profissional, cuida de crianças até aos 12 anos durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando, e cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas, promovendo o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças, incluindo as crianças com necessidades educativas especiais, têm sido desenvolvidas também atividades em cooperação com a unidade multideficiência da escola, no âmbito de promover o contato dos alunos com outras realidades, contextos, métodos de ensino/aprendizagem e conceitos como integração e inclusão.

Ainda no sentido de utilizar todos os recursos e potencialidades que a escola enquanto espaço educativo alargado pode oferecer ao CEF AE e porque enquanto futuros agentes de ação educativa, estes alunos poderão ainda acompanhar crianças na valência de 1º ciclo, têm sido realizadas atividades de animação/dinamização de recreios em colaboração com a equipa GAAF da escola com o objetivo de potenciar competências e aprendizagens adquiridas durante a formação, rentabilizar recursos e o potencial humano existente, incitar a participação ativa dos alunos em atividades promotoras de comportamentos assertivos e atitudes cívicas, promover momentos lúdico-pedagógicos, fomentar e incentivar o convívio, o espírito de equipa e a interação social, integrar alunos e estimular o relacionamento entre pares com fim à melhoria do ambiente escolar.

Por fim e utilizando novamente a frase com que iniciámos este texto que conta a história de uma turma e do percurso que tem sido realizado durante este ano, avaliando-o até ao momento como bastante rico em diversidade de experiências, “Só se aprende a voar voando”, é também através dessa capacidade de acreditar que se consegue, que se é capaz, nessa experiência de sucesso, de tarefa cumprida e de realização pessoal que se criam alicerces, que se criam forças que fazem voar MESMO!


Andreia Carvalheiro, Diretora de Turma do CEF 3

4 comentários:

  1. Tendo em conta que duas das minhas alunas integram a turma, não posso deixar de registar o excelente trabalho desta equipa educativa "liderada" pela Andreia Carvalheiro.

    Anabela Leite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Anabela, tem sido muito gratificante para todos ;)

      Andreia Carvalheiro

      Eliminar
  2. Parabens, Srª Professora Andreia Carvalheiro.
    Por ter ido buscar á prateleira um livro, lindissimo, e que ensina a viver...

    “A história de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”

    Todos deveriamos seguir este exemplo... e ler tambem esta maravilhosa História
    Com amizade MFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado MFR :), além da conquista que tem sido este desafio, sabe bem ouvir palavras de conforto.

      Esta história é mesmo maravilhosa pela mensagem que transmite, apaixonada por livros, por histórias e contos gosto muito de assim fazer chegar as mensagens importantes na educação e na vida!

      Andreia Carvalheiro

      Eliminar

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

Número total de visualizações de páginas

Seguidores