domingo, 14 de abril de 2013

Consciência fonológica


Ao falarmos em consciência fonológica, referimo-nos à capacidade metalinguística que permite refletir e analisar de forma consciente a estrutura fonológica da linguagem oral. Esta capacidade permite manipular e segmentar a fala em unidades menores, ou seja, a frase pode ser segmentada em palavras, as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas. Cada vez mais a consciência fonológica e a sua influência na aquisição da leitura e escrita é tema de grande interesse para os profissionais ligados à educação.
O desenvolvimento da consciência fonológica tem início na infância, a partir do momento em que a criança começa a ter contacto com a linguagem oral da sua comunidade. O desenvolvimento é gradual, iniciando-se pelas unidades maiores da fala, as palavras e sílabas, evoluindo até às unidades menores, os fonemas. Trata-se de um conhecimento implícito, silencioso e automático que se evidencia na idade pré-escolar quando as crianças começam a inventar rimas, a repetir aliterações e a fazer correções ao seu próprio discurso.
O aprimoramento e pleno desenvolvimento da consciência fonológica, ocorre com a exposição formal ao sistema alfabético e consequentemente com a aquisição da leitura e escrita.
A consciência fonológica subdivide-se em três tipo, a consciência de sílaba, a consciência intrassilábia e a consciência fonémica. A consciência silábica é a primeira forma de reflexão da linguagem oral, surgindo na idade pré-escolar. Consiste na capacidade de identificar e manipular as sílabas de uma palavra (como por exemplo: pra . tos).A consciência intrassilábia surge por volta dos cinco/seis anos, depois de adquirida a consciência silábica. Esta permite identificar e manipular as unidades que formam internamente a sílaba (como por exemplo: pr . a – to.s). A consciência fonémica é a ultima a ser adquirida, surgindo com a aprendizagem da leitura e escrita. Refere-se à capacidade de analisar as palavras ao nível do fonema (como por exemplo: p.r.a.t.o.s).
O bom domínio da consciência fonológica constitui uma das bases mais importantes para a aprendizagem da leitura e da escrita. Ao contrário da aquisição da linguagem oral que acontece de forma natural, a aquisição da leitura e da escrita requer um processo formal de ensino, exigindo que as crianças tenham a capacidade de analisar, explicitamente as unidades da fala, nomeadamente as palavras, sílabas e fonemas. O domínio do código escrito implica também que a criança consiga dirigir a atenção para a estrutura fonológica da linguagem oral, ao ponto de conseguir fazer a correspondência entre as unidades mínimas da linguagem oral (o fonema) e os grafemas (letras),
De acordo com vários autores existe uma relação recíproca e interativa entre a consciência fonológica e a aprendizagem da leitura e da escrita, considerando-se que níveis elementares da consciência fonológica promovem o desenvolvimento de níveis elementares de leitura e de escrita. Contudo o desenvolvimento da consciência fonológica nem sempre é linear, devido às variáveis intervenientes, tais como: o meio ambiente, estimulação, capacidades cognitivas e exposição formal ao sistema alfabético.
Para diminuir a incidência destas variáveis é de extrema importância que a consciência fonológica seja trabalhada no jardim-de-infância, ao nível da palavra, sílaba e rima. Com a entrada para o primeiro ciclo do ensino básico o treino deve ser continuado de forma gradual ate à consciência fonémica.
A consciência silábica, mais especificamente a capacidade de segmentação e manipulação silábica, são essenciais para o sucesso da aprendizagem da leitura e escrita, devendo estar consolidadas na entrada para o primeiro ciclo.
Em suma, o domínio da consciência fonológica é essencial na aprendizagem da leitura e da escrita, pelo que a implementação de estratégias promotoras desta capacidade é fundamental, tanto em contexto de jardim-de-infância como nas escolas de primeiro ciclo.
Fonte: Clínica da Educação

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Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

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