segunda-feira, 8 de abril de 2013

Conversas escritas


 Quando era pequena não gostava muito da escola. E tu?(A)  Eu também não gostava muito,  preferia ficar em casa. (I)Eu tinha algum medo das professoras, pois davam reguadas e, não gostava de ir ao quadro fazer as contas. (A) Bem,  agora, no meu tempo, não dão reguadas só dão castigos, mas eu também não gostava de ir ao quadro  e  ainda hoje tenho vergonha de falar para os meus colegas na aula.(I) Também fui tímida, mas depois das primeiras apresentações de aulas perante os colegas fui ganhando maior à vontade. É uma questão de treino e de irmos ganhando autoconfiança (mas, quando tenho de falar para muitas pessoas, no início ainda sinto um friozinho na barriga que logo passa). (A) Isso também me acontece. Vou ficando amigo dos colegas e dos professores mas quando vamos apresentar algo à turma inteira, fico nervoso. Depois passa. (I) Alguns dos professores que tive ajudaram-me muito, pois criavam um clima de tolerância,  eram pacientes e incentivavam-me. Isso é importante, não achas? (A) Sim acho. Os meus professores (a maior parte deles) são tolerantes e ajudam- me muito na minha aprendizagem. (I) Lembro-me da minha professora de Francês do 10º ano que me pediu para fazer um poema e,  para lê-lo numa festa do final do ano. Ela estava na 1ª fila e aplaudiu-me. Nunca mais me esqueci desse gesto. E tu, lembras-te de episódios bons? (A) Sim, com a minha professora do 1º ciclo. Foi mais ou menos assim: a professora pediu- me para ficar com o papel principal de uma peça pois a pessoa para ficar com esse papel estava doente (não sei porquê, mas escolheu- me a mim). A peça correu muito bem, a professora e os meus pais aplaudiram imenso. (I) Que bom! Lembro-me também de outros professores que tiveram grande influência nos meus gostos pela música, pela literatura e pela arte. Muitos, foram importantes no meu crescimento. (A) A minha professora do 1º ciclo também me ajudou muito e fez com que as aulas fossem divertidas e proveitosas, pois aprendi muito. (I) E gostas desta nova fase, nesta nova escola? Sim, gosto muito desta escola mas acho que tem muitas regras. (I) E não concordas com isso? (A) Bom, se a escola não tivesse regras era uma confusão. (I) Quais são as regras que mais te desagradam? (A) Termos que passar o cartão eletrónico para entrar e sair, termos as tais faltas disciplinares e no ginásio termos que calçar outros sapatos etc….Mas, são regras necessárias, ou não? (A) Pois são, mas são muitas! (I) Quais são os  teus espaços preferidos? (A) A biblioteca, a sala do aluno, o campo de jogos o laboratório e a sala de música. Não acredito que nesta escola ainda não tenha  tido nenhuma falta disciplinar! (I) Ficas preocupado com o facto de algum dia vires a ter uma falta disciplinar? (A) Sim, porque ficaria de castigo. (I)


Anabela Leite (A) e Ivo Matos (I) (aluno do 5º B)

4-4-2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

Número total de visualizações de páginas

Seguidores