quinta-feira, 4 de abril de 2013

Conversas escritas


Tenho medo de ratos. Fazem-me impressão. E tu, tens medo de alguma coisa? (A).

Tenho medo de todos os insetos venenosos. (L)

 Ah, e não gosto de andar nos elevadores. Também não gosto muito de aviões. Prefiro  andar de comboio. E tu? (A).

Eu gostava de andar de avião, conhecer a Europa. Odeio andar de autocarro,  às 8:00 vai sempre cheio. (L)

 Isso não é lá muito agradável. (A)

 E na Europa,  que países ou cidades gostarias de conhecer em particular? (A)

 Londres e o Luxemburgo. (L)

Espero que consigas concretizar esse desejo. (A)

Gosto de música. E tu? (A)

Não muito. (L)

Então do que gostas? (A)

Passear com os meus amigos e dormir. (L)

Sua dorminhoca! E tens muitos amigos? (A)

Claro! (L)

O que representam para ti os amigos? (A)

Confiança, amor, ajuda e divertimento. (L)

Isso é importante? (A)

Sim. (L)

Concordo contigo. Começas a pensar no que podes vir a fazer quando fores um pouco mais velha? O que gostavas de fazer? (A)

Gostava de fazer  massagens aos jogadores de futebol. (L)

Hum, aos jogadores, estou a ver… (A)

Claro! (L)

 E sabes onde podes fazer essa formação para seres massagista? (A)

Não. (L)

Então, um dia destes temos de começar a pesquisar. E se esse plano não der certo qual é o plano B? Que outras coisas gostarias de fazer? (A)

Cozinheira. (L)

Parece-me um bom plano B! Então vamos também pesquisar nessa área. Gostas de cozinhar? O que sabes fazer? (A)

Poucas coisas,  só doces. A minha mãe diz que só faço o 9º ano e que depois vou para um curso profissional. (L)

Parece-me que é uma boa aposta. Mas, tu gostarias de continuar na escola regular? (A)

Não. (L)

 Também queres ir fazer um curso profissional, é isso? (A)

Sim, estou ansiosa. (L)

 Muito bem. Então vamos trabalhar para isso! (A)

Quais são os doces que  sabes fazer? (A)

Semifrio de morango, bolo de chocolate e bolo de chocolate com nozes.(L)

Bom, até fiquei com água na boca…um dia destes tens de trazer um desses doces para eu provar e avaliar essas tuas aptidões! (A)

Está bem. (L)

Olha que acabaste de fazer uma promessa séria! E o que estás a achar desta conversa escrita? Se calhar estás a pensar “ a prof. Anabela tem cá umas ideias parvas!...”

Não. (L)

 Dizes isso para eu ficar contente. Olha que este texto vai ser publicado no blog da educação especial!... (A)

Oh não! (L)

Oh, sim! Acho que até está interessante! (A)

Pois eu sei. Só podia ser feito por mim. (L)

Então e a minha parte, não conta? Eu também me estou a esforçar! (A)

Eu sei. (L)

Sabes que tenho um objetivo com este “exercício”… (A)

Qual? (L)

Expressares as tuas opiniões e as tuas ideias. (A)

Ok. (L)

Um dia destes, voltaremos a fazer este “exercício” de conversa escrita. Alinhas? (A)

Sim. (L)

4-4-2013


 Anabela Leite (A) e Liliana Pires (L) ( aluna do 8ºB)

2 comentários:

  1. Além dos docinhos, a parte que gostei mais foi aquela do avião e conhecer a Europa. Boa Liliana! Vais ver que a seguir vais querer conhecer o mundo. Ui... Há tanta coisa boa e bonita para conhecer!
    Boa conversa escrita, esta.

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

Número total de visualizações de páginas

Seguidores