sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O trabalho com alunos especiais





Desta vez o desafio de darem o seu testemunho foi  dado  à  D. Rosária (à esquerda) e à  D. Lena (à direita), assistentes operacionais que prestam apoio na Unidade de Multideficiência do 1º ciclo.

Há quanto tempo trabalham na UMD?
Rosária: Há cinco anos.
Lena: Há cinco anos.
Descrevam o  trabalho que fazem:
Rosária: Apoio os meninos nas actividades e auxilio as professoras quando é necessário, limpo e arrumo a sala após as aulas, zelo pelo bom funcionamento e harmonia entre os profissionais e os meninos, proporciono a higiene e o bem-estar dos “pequenitos”.
Lena: Trabalho com alunos com variadas limitações, físicas e intelectuais em colaboração com outros colegas e professores. A minha função é ajudar e transmitir aos alunos de que, não obstante as suas limitações, eles podem ser úteis à sociedade fazendo atividades adequadas às suas capacidades. Além disso tento trabalhar de modo a proporcionar um bom relacionamento entre colegas, professores e alunos.
 Gostam de trabalhar na UMD?
Rosária: Gosto sim. É gratificante trabalhar com estes meninos que na sua diferença são iguais aos outros. Ensinam-nos o quão pequenos são os nossos problemas, comparados com a imensidão de alguns dos deles.
Lena: Gosto daquilo que faço, embora no início, quando fui confrontada com a situação, tenha ficado um puco ansiosa visto ter sido novo para mim. Com o tempo fui-me adaptando e hoje sinto-me realizada com este trabalho. Gosto de contribuir para ver felizes  aqueles que não têm autonomia.

Comentários que quiseram deixar:
Rosária: Obrigada por esta oportunidade. Obrigada aos meus queridos por me terem mostrado aquilo que tão poucos conhecem.
Lena: É útil que se faça este tipo de “inquérito” para se saber a opinião das pessoas sobre o trabalho que executam. Apenas lamento que este tipo de trabalho que fazemos, bastante específico e por vezes difícil, não tenha a devida recompensa. Obrigado por me darem esta oportunidade de estar junto dos meus meninos que poucas pessoas conhecem.

2 comentários:

  1. Um beijinho muito grande a estas meninas, Helena e Rosária, pelo trabalho que desenvolvem com os meninos da UMD e destacar o profissionalismo, o carinho e a dedicação com que o fazem, pois refletir-se-á no crescimento dos meninos que ainda estão na UMD (Ani,Biló,Buba e Rodrigo)e das meninas que já saíram (Ana e Jeni).

    Beijinho com saudades do Osvaldo

    ResponderEliminar
  2. Professor tem um cantinho da sala que será sempre seu. Nos nossos corações também.

    Lena e Rosária.

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

Número total de visualizações de páginas

Seguidores