Com este primeiro trabalho foram desenvolvidas várias competências:
1. ligadas ao conhecimento
- da matemática:
- perceção das figuras geométricas a utilizar (quadrado, retângulo, circulo e circunferência);
- medição do tamanho das folhas para decorar a caixa;
- a noção de diâmetro e o raio para utilização do compasso (para fazer o orifício onde são introduzidas as cartolinas);
- do português:
- identificação de características pessoais e escrita das mesmas em computador (as características tinham as iniciais do nome da aluna) ou escolha de uma música preferida para a decoração;
- corte e colagem de folhas, fitas e outros elementos decorativos;
- utilização correta da régua nas medições;
- utilização do x-ato no corte do orifício circular;
- identificação dos espaços para a colagem dos diferentes elementos de forma a utilizá-los organizadamente;
4. ligadas à decisão:
Além disso... a entre-ajuda e cooperação na troca de ideias, na realização das diferentes tarefas e nas criações foram uma mais valia.- decidir, de entre os diferentes materiais quais os que iria utilizar, procurando a harmonia das cores, formas e ornamentos.
- fazer do engano uma possibilidade de fazer diferente (um laço mal feito pode sempre ser uma laço diferente... se lhe colocarmos algo... como um botão no meio para disfarçar 😉)
- reutilizar materiais (uma caixa de papelão que a reprografia deitaria fora pode ser utilizada como caixa de arrumos; o bolso de umas calças de ganga pode ser reutilizado para guardar canetas 😊)
A escola é um lugar de mudança:
torná-la um lugar de integração de aprendizagens é fazer dela um lugar melhor para todos!
💖💖💖💖💖
💖💖💖💖💖
Sem comentários:
Enviar um comentário