sexta-feira, 5 de setembro de 2014

INCIDÊNCIA E EFEITOS EMOCIONAIS DA DISLEXIA

A dislexia ocorre em todo o mundo, independentemente da cultura ou da língua, e afeta cerca de 8% da população, nomeadamente inibindo a aprendizagem. 2-4% da população pode ser seriamente afetada pela dislexia.
É impossível experimentar anos de fracasso na escola sem um efeito negativo sobre as pessoas: a falta de confiança e baixa autoestima são frequentemente consequências da dislexia.

Há grandes consequências emocionais para o aluno que, continuamente, é incapaz de desenvolver habilidades e estratégias eficazes em determinadas áreas-chave do currículo, devido à presença da dislexia. Existe um dano emocional quando o mau aproveitamento escolar é atribuído à falta de atenção, distração, preguiça, imaturidade ou vontade de desafiar. O mesmo acontece quando os pais e os professores não chegam a acordo quanto à causa das dificuldades de aprendizagem. Muitas pessoas disléxicas relatam terem sido vítimas de abuso verbal e físico por parte do seu grupo de pares, o que os levou a estarem continuamente na defensiva e numa posição de «invisibilidade», para evitarem a exposição ao ridículo.

Para as pessoas com dislexia, estarem erradas já é «normal», e isso faz com que tenham medo de assumir riscos e com que percam a crença em si mesmas e nas suas habilidades. Assim, é frequente que subestimem as suas habilidades e conhecimentos e que generalizem o campo das suas dificuldades, pensando que, uma vez que têm dificuldades na leitura e escrita, terão dificuldades em tudo o resto.


Traduzido por DISLEX-Associação Portuguesa de Dislexia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

Número total de visualizações de páginas

Seguidores