segunda-feira, 21 de abril de 2014

10 DICAS PARA PESSOAS COM DISLEXIA SOBRE LEITURA

 1- Tente ler no iPad ou no computador, se puder, isso vai reduzir o brilho do texto que normalmente perceciona no papel.
2- Ao escolher um livro para ler, tente encontrar um com páginas que contenham texto maior (letra e espaço entre letras) e mais espalhado.
3- Se sentir stress ocular, faça uma pausa.
4- Se houver brilho no papel, tente colocar um pequeno pedaço de papel em cada linha, em jeito de régua.
5- Tente ler com luz natural.
6- Tente ler num lugar tranquilo, que permita um relaxamento de todos os sentidos e, portanto, que permita que o cérebro e olhos se concentrem na leitura.
7- Para ajudá-lo a lembrar-se do que está a ler, tenha um bloco de notas e vá escrevendo, à medida que vai lendo, pontos que considere importantes.
8- Se o livro for seu, destaque – com sublinhados - frases-chave da página, de forma a que, quando voltar a ler a página, possa ver facilmente as informações mais importantes.
9- Se começar a ter dores de cabeça durante a leitura, pare porque isso é sintoma de fadiga ocular.
10- Para impedir que as palavras se movimentem, poderá usar sobreposição de cores (contraste palavra/fundo), usando uma cor que torne as palavras mais claras que o normal.

Traduzido por DISLEX-Associação Portuguesa de Dislexia



Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

Número total de visualizações de páginas

Seguidores