terça-feira, 10 de abril de 2012

PORQUE DORMIMOS?

Em neurociências existem muitos assuntos ainda enigmáticos e o sono é claramente um deles.
Algumas pessoas argumentam que o sono é simplesmente um processo para os animais permanecerem imóveis e assim evitarem alguns perigos. Mas claramente há muito mais motivos do que este.
Experiências de privação de sono levam os neurocientistas a pensar que o sono REM e algumas fases SWS permitem ao cérebro descansar e recuperar. Desenvolvemos este tipo de sono durante as primeiras 4 horas do sono noturno. É possível que este tipo de sono ajude a organizar e a limpar informação do cérebro. Boas alturas para realizar esta tarefa são os períodos em que o cérebro não tem que processar informação sensorial, ou estar atento e vigilante, ou controlar as nossas ações – tal como acontece com as reparações que se podem fazer num barco quando ele está nas docas, fora de água. Dados da investigação também sugerem que o sono é uma altura em que consolidamos aquilo que aprendemos no dia anterior – um processo essencial para o bom funcionamento da memória.


 .

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

Número total de visualizações de páginas

Seguidores