quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Démonstration d'écriture par les yeux

Um grupo de seis pessoas conseguiu escrever com os olhos através de um processo de formação e aprendizagem que lhes permitiu usar os movimentos musculares dos olhos para escrever no ecrã de um computador e, assim, comunicar.
Segundo a notícia avançada pelo jornal espanhol ABC, o sistema descrito no Jornal Current Biology não se baseia na inserção de um chip qualquer nem nada parecido no cérebro. De acordo com Jean Lorenceau, investigador da Universidade Pierre e Marie Curie, em França, através de um simples processo de aprendizagem, aprende-se uma série de truques para que o mecanismo dos olhos neuromusculares faça algo que normalmente é impossível: “Produzir voluntariamente movimentos oculares suaves em direcções arbitrárias”.
“Ao contrário do que se acreditava, estes resultados demonstram que se pode ter um controlo completo e voluntário para fazer movimentos suaves com os olhos”, afirma Jean Lorenceau. Para o cientista, esta descoberta também fornece uma ferramenta para que através de movimentos suaves dos olhos, estas pessoas possam algum dia chegar a desenhar, escrever ou assinar.


Fonte: Ciência Hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

Número total de visualizações de páginas

Seguidores