quarta-feira, 29 de agosto de 2012

'Creating the Spectacle!' Online - Part 1 - Finding Freedom.

Uma artista paraplégica conseguiu fazer mergulho graças ao protótipo de uma cadeira de rodas subaquática. A performance acrobática de Sue Austin será uma das atrações da Olimpíada Cultural, evento paralelo aos Jogos Paralímpicos deste ano.

Sue Austin, artista acrobática subaquática, ficou paraplégica em 1996, conta a BBC. No entanto, Sue não quis abandonar a sua atividade, reunindo, então, todas as condições para o desenvolvimento de uma cadeira de rodas motorizada especial, com a ajuda de académicos e especialistas em mergulho.

No início, explica a artista, “os engenheiros diziam que a cadeira não funcionaria, que entraria em rotação uma vez que não é desenhada para operar na água”. Contudo, a ideia que surgiu em 2005 acabou por ganhar forma após meses a adaptar uma cadeira de rodas convencional para que flutuasse na água.

Através de dois veículos de propulsão aquática ligados por uma corda acrílica operada pelos pés, o engenho foi concluído. Para que Austin pudesse controlar o veículo, a equipa envolvida na construção modificou as chapas localizadas atrás dos calcanhares, substituindo-as por uma espécie de barbatana, permitindo à artista dirigir a cadeira dentro de água.

A performance de Sue Austin pode ser vista na cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos, que decorre esta quarta-feira, e no evento paralelo Olimpíada Cultural. A sua atuação será gravada e exibida, também, no Royal Festival Hall, em Londres, a decorrer entre 30 de Agosto e 9 de Setembro.

Fonte: Boas Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

Número total de visualizações de páginas

Seguidores