domingo, 28 de julho de 2013

UM DIA NA VIDA DO DANNY






O Danny saiu da escola e foi para casa e quando entrou em casa estava a mãe a discutir com o pai. Ele agarrou e foi para o quarto e o pai agarrou e saiu de casa. O Danny saiu do quarto e perguntou à mãe o que ela tinha. A mãe aos berros disse “Nada. Não te interessa. Pira-te já para o quarto antes que eu me passe contigo”. E o Danny agarrou e foi para o quarto e agarrou na sua mochila e foi para casa do amigo conversar com ele.
O amigo chamava-se Fábio, e quando entrou em casa do amigo a avó dele disse-lhe que não gostava do Danny e o Fábio agarrou e saiu de casa.
O Danny chegou a casa e o pai já estava lá. Ele disse “Pai, já voltaste?” e o Danny foi com o seu amigo para o quarto dele e foram brincar. A mãe do Danny foi ao quarto e disse ao filho “Desculpa filho por eu ter falado assim contigo ainda há bocado. Eu falei assim porque estava zangada com o teu pai”. O Danny disse
“mas por estares zangada com o pai, não tens de falar assim comigo”(…) “Todas as pessoas se zangam de vez em quando mas os outros não têm culpa de tu estares zangada. Imagina que hoje o dia me correu mal na escola. Eu chegava a casa e começava a gritar e a atirar com as coisas ao chão para me passar a irritação. Tu e o pai tinham culpa de o dia me ter corrido mal na escola?”.
A mãe respondeu envergonhada
“desculpa filho … desculpa mais uma vez”.
Então o Danny ficou sozinho com o Fábio no quarto e pensaram em conjunto …

E tu o que achas que podes fazer para não magoares as pessoas com a tua raiva e zanga?”

 
Objetivo:

- Dar continuidade às competências trabalhadas no ano letivo transato, nomeadamente a diferenciação emocional, cognitiva e comportamental.

- Desenvolver recursos ao experienciar emoções positivas e negativas, avaliando as consequências diretas/indiretas ao nível comportamental das mesmas no quotidiano.

Um dos exemplos que salientamos do trabalho realizado é o desenvolvimento de uma história criada pelo nosso aluno com o título “A vida do Danny”, que foi narrada, ilustrada e apresentada na nossa biblioteca escolar no final do ano letivo.

O Danny é um adolescente como qualquer um, que vive com os pais e tem vários amigos, dos quais destacamos o Fábio. Num dos seus dias, o Danny vivencia emoções positivas e negativas, fazendo-se destaque a um dos sentimentos negativos que todos conhecemos … a Zanga!

 Sandro António (8ºB)
Sofia Miranda (psicóloga)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

Número total de visualizações de páginas

Seguidores