Considera que o seu educando gosta de
andar nesta escola? Porquê?
O
Cláudio gosta muito de andar nessa escola. Ele nunca demonstrou vontade de não
querer ir para a escola, pelo contrário quando foi operado estava sempre a
perguntar quando podia começar a ir para a escola novamente. Ele diz que gosta
muito dos professores, dos assistentes e dos colegas. Penso que “dentro do
possível” ele está bem integrado na escola.
O que mais a preocupa em relação ao seu
educando?
A
minha maior preocupação neste momento é a mesma de sempre, a autonomia do
Cláudio. Desde pequeno que eu invisto no desenvolvimento do Cláudio seja a
nível pessoal (autoestima, autoconfiança, etc.) ou social. A nível académico
fico um pouco frustrada porque penso que ele tinha competências para mais…
Neste verão o Cláudio já faz 18 anos, e tudo o que envolve a transição para a
vida adulta preocupa-me. Eu tento que o Cláudio seja o mais autónomo possível
mas não tenho a disponibilidade que pretendia e preocupa-me o facto de ele ser
muito infantil. Preocupa-me imenso a transição escola/vida ativa, mas acredito
que ele vai conseguir.
Quer deixar algum comentário?
Penso
que era importante iniciar na escola a fase de transição para a vida ativa,
estou a falar sem conhecimento de causa, pois desconheço se isso acontece nesta
escola. Penso que era importante a escola juntamente com os pais e a comunidade
envolvente tentarem procurar estágios profissionais que vão ao encontro do
interesse dos jovens em questão. Como já referi não sei se isso já acontece na
escola, mas tenho conhecimento de outras escolas onde se realiza e os
resultados são positivos, pois acaba por ser uma ponte nesta fase de transição
(escola/trabalho).
A mãe do Cláudio é um exemplo de dedicação e amor pelo filho. O Cláudio é um rapaz muito especial porque sabe dar a todos nós sem limites aquilo que o ser humano deveria esbanjar - amizade.
ResponderEliminarTozé