A Portaria aplica-se aos alunos com currículo específico individual (CEI) e tem efeitos já neste ano letivo.
Para aceder à Portaria clicar:
fhttp://dre.pt/pdf1sdip/2012/09/17601/0000200003.pdf
Como docente de educação especial, com alunos com currículo específico individual, não posso deixar de registar a minha indignação. O ano letivo está a arrancar! Estas alterações deveriam ter chegado às escolas atempadamente!
Anabela Leite
"O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade." Karl Mannheim
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Este diploma, produzido no arranque do ano lectivo, e a produzir efeitos de imediato, servirá para lançar o caos e o desnorte, na generalidade dos estabelecimentos educativos da rede pública... será um ano perdido para a maioria dos alunos com défice cognitivo...um ano lectivo em que não será possível promover actividades de qualidade, passíveis de concorrer para o respectivo desenvolvimento. Isto, porque o que está em causa, não serão as competências académicas, mas o desenvolvimento destes jovens numa perspectiva mais globalizante, que os torne mais aptos e capacitados para exteriorizarem as suas potencialidades.
ResponderEliminarDomingos Palma
Muito obrigado pelo seu comentário Domingos. De facto a portaria, pelas alterações significativas que introduz, é mais um dado a juntar às dificuldades do arranque do ano letivo. Indo ao encontro do que refere, devo dizer que também os cortes nos apoios dos técnicos (psicólogos, terapeutas...), os cortes no transporte adaptado para as deslocações de alguns alunos, irão condicionar fortemente a intervenção educativa junto dos alunos.
ResponderEliminarCumprimentos e vá passando.
Anabela Leite
Esta portaria não pode avançar!
ResponderEliminarÉ injusta, discriminatória, exclusiva, ...
Aposto que nenhum, daqueles que a elaboraram tem um filho que frequentou 9 anos com os colegas do regular e que de repente tenha visto o seu filho sair do local onde foi feliz todos estes anos, para outro onde, para já, é mais que duvidosa a sua qualidade e capacidade, bem como as vantagens que daí possam advir na transição para a vida pós-laboral destas crianças.
Em relação à inclusão ninguém questiona esta questão, ela é benéfica para todos, mas quando o jovem tiver 18 anos vai continuar a frequentar o regular? A não ser que consiga criar faculdades para alunos com CEI, por isso não é melhor preparar estes alunos para um universo com o qual serão confrontados quando sair da escola inclusiva? Assim sendo, tudo faz falta no seu devido tempo, porque afinal de contas todos os alunos com CEI acabam por frequentar instituições mais tarde ou mais cedo.
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