A discalculia encontra-se sobretudo em crianças, é de
carácter evolutivo ou desenvolvimental, não resulta de uma lesão e associa-se
sobretudo a dificuldades na matemática. É uma perturbação que se manifesta na
dificuldade de aprendizagem do cálculo. Esta dificuldade pode-se manifestar em
vários níveis da aprendizagem. Assim, podemos encontrar dificuldades ao nível
da leitura, escrita e compreensão de números ou símbolos, compreensão de
conceitos e regras matemáticas, memorização de factos ou conceitos ou no
raciocínio abstrato. Podem ainda estar associadas dificuldades em aprender a
ver as horas ou lidar com o dinheiro.
Sinais
indicadores:
- Dificuldades na identificação de números (visual
e auditiva).
- Incapacidade para estabelecer uma correspondência
recíproca (contar objetos e associar um numeral a cada um).
- Escassa habilidade para contar.
- Dificuldade na compreensão de conjuntos.
- Dificuldade na compreensão de quantidade.
- Dificuldade em entender o valor segundo a
habituação de um número.
- Dificuldades nos cálculos.
- Dificuldades na compreensão do conceito de
medida.
- Dificuldade para aprender a dizer a hora.
- Dificuldade na compreensão do valor das moedas.
- Dificuldade de compreensão da linguagem
matemática e dos símbolos.
- Dificuldade em resolver problemas orais.
Problemas
associados:
- Deficiente organização visuo-espacial e
integração não-verbal: não conseguem distinguir rapidamente as diferenças
entre formas, tamanhos, quantidades e comprimentos.
- Dificuldade em observar grupos de objetos e dizer
qual deles contém uma maior quantidade de elementos, em calcular
distâncias e em fazer julgamentos de organização visuo-espacial.
- Distúrbio ao nível da imagem corporal.
- Distúrbios de integração visuo-motora.
- Desorientação: dificuldade na distinção esquerda-direita.
- Dificuldades na perceção social e na realização
de julgamentos: maturidade social reduzida.
- Desempenhos em testes de inteligência, superiores
nas funções verbais comparativamente às funções não-verbais.
O que pode
fazer:
- Usar cartas de jogar em jogos de cartas simples
como o "peixinho": mostrar como se poderá atribuir valores às
cartas pela contagem dos símbolos. Para evitar confusões retirar as cartas
de figuras, utilizando apenas as de 2 a 10.
- Jogos de tabuleiro são excelentes para aprender
os números, solicitando a contagem dos espaços a mover em cada volta.
Podem ser introduzidas algumas referências à adição ou à subtração no
decorrer do jogo.
- Utilizar ou inventar "cantigas e lengalengas
com números". Muitas crianças podem aprender conceitos matemáticos
mais rapidamente (e recordarem por mais tempo) quando a música, rima e
ritmo são utilizados para os ensinar.
- Encorajar a criança a utilizar os números
diariamente:
- Contar os produtos no supermercado.
- Contar por ordem decrescente.
- "Quantas rodas tem o teu carrinho de
brincar?"; "Quantas rodas tem a tua bicicleta?";
"Qual dos dois tem mais rodas?"
- "Que
idade tens?"; "Que idade tem o teu irmão ou irmã?";
"qual é o mais velho?"; "Qual é a diferença de idade entre
os dois?"
- "Quantos amigos vais convidar para a tua festa de aniversário?"; "Quantas fatias de bolo devem ser cortadas?"; "E se cada menino ficar com duas fatias?"
Fonte: Associação Portuguesa de Pessoas com Dificuldades de Aprendizagem Específicas
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