A disortografia pode ser definida como o conjunto de
erros da escrita que afetam a palavra mas não o seu traçado ou grafia. A
disortografia é a incapacidade de estruturar gramaticalmente a linguagem,
podendo manifestar-se no desconhecimento ou negligência das regras gramaticais,
confusão nos artigos e pequenas palavras, e em formas mais banais na troca de
plurais, falta de acentos ou erros de ortografia em palavras correntes ou na
correspondência incorreta entre o som e o símbolo escrito, (omissões, adições,
substituições, etc.).
Sinais
indicadores:
- Substituição de letras semelhantes.
- Omissões e adições, inversões e rotações.
- Uniões e separações.
- Omissão - adição de “h“.
- Escrita de “n“ em vez de “m“ antes de “p“ ou “b“.
- Substituição de “r“ por “rr“.
Problemas
associados:
Percetivos:
- Deficiência na perceção e na memória visual
auditiva
- Deficiência a nível espácio-temporal (correta orientação das letras), discriminação de grafemas com traços semelhantes e adequado acompanhamento da sequência e ritmo da cadeia falada.
Linguísticos:
- Problemas de linguagem – dificuldades na
articulação
- Deficiente conhecimento e utilização do
vocabulário
Afetivo-emocionais:
- Baixo nível de motivação
Pedagógicos:
- Método de ensino não adequado, (utiliza
frequentemente o ditado, não se ajusta à necessidades diferenciais e
individuais dos alunos, não respeitando o ritmo de aprendizagem do
sujeito).
O que pode
fazer:
- Encorajar as tentativas de escrita da criança,
mostrar interesse pelos trabalhos escritos e elogiá-la.
- Incitar a criança a elaborar os seus próprios
postais e convites, a escrever o seu diário no final do dia como rotina.
- Chamar a atenção da criança para as situações
diárias em que é necessária a utilização da escrita.
- Incite a criança a ajudá-la na elaboração de uma
carta.
- Não valorize demasiado os erros ortográficos da
criança uma vez que estes já são motivo de repreensão e frustração
demasiadas vezes.
- Não corrija simplesmente os seus erros mas tente
antes procurar a solução com a criança (ex.: "qual a outra letra que
podemos usar para fazer esse som?").
- Recorra a livros de atividades que existem no
mercado que permitem à criança trabalhar os vários casos de ortografia.
- Não sobrecarregue, contudo, a criança com
trabalhos e fichas que a cansem demasiado e a levem a ver as atividades
académicas como desagradáveis.
Fonte: Associação
Portuguesa de Pessoas com Dificuldades de Aprendizagem Específicas
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