quarta-feira, 16 de maio de 2012

Unidades de Multideficiência do 1º, 2º e 3º ciclo

À terça, na piscina...




As atividades em meio aquático trazem um conjunto de benefícios dos quais destacamos:
Benefícios terapêuticos: diminuição da dor e espasmos musculares; manutenção ou aumento da amplitude do movimento articular; encorajamento das atividades funcionais; manutenção e melhoria do equilíbrio, coordenação e postura.
Benefícios físicos e fisiológicos: diminuição do peso corporal, facilitando seu deslocamento, relaxamento muscular, aumento na amplitude das articulações e melhoria de todas as funções corporais.
Benefícios psicossociais: a imersão é usada como um meio de evitar a rejeição e reduz as tensões físicas, mentais e nervosas; os indivíduos esquecem os seus problemas deixando-os mais relaxados; algumas deficiências são mais evidentes do que outras quando o corpo está imerso, podendo trazer benefícios psicológicos aos alunos que apresentam grandes deformações corporais, pode ajudar a restabelecer a autoconfiança e a segurança; o brincar com a água pode proporcionar benefícios psicossociais positivos, além de um alto nível de bem-estar.
Outros benefícios: estruturação do esquema corporal, orientação espacial, equilíbrio estático e dinâmico, melhoria da resistência cardiopulmonar e cardiovascular; momentos de prazer, descontração e criatividade; auto-imagem e socialização; melhoria da coordenação motora, consciência corporal,  das noções espaço-temporal e ritmo.

 

1 comentário:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

Número total de visualizações de páginas

Seguidores