sexta-feira, 4 de maio de 2012

CEREBELO E NEURODESENVOLVIMENTO: AUTISMO


O autismo é uma doença neuropsiquiátrica da infância, geralmente com início antes dos três anos e que se carateriza por um atraso ou uma total ausência do desenvolvimento da comunicação verbal (atraso ou ausência de linguagem, linguagem estereotipada ou idiossincrática, incapacidade de iniciar ou sustentar uma conversa), dificuldades graves e mantidas na interação social (ausência de reciprocidade afetiva e pobreza de comportamentos e formas de comunicação não verbais como linguagem gestual, contacto visual, expressão facial, etc.), padrões de comportamento e interesses restritos (maneirismos, movimentos repetitivos ou estereotipados, preocupação excessiva com partes ou caraterísticas não funcionais de objetos ou rotinas, preocupação excessiva e exclusiva por um tema restrito, etc.) e ainda pobreza do pensamento abstrato de tipo simbólico e imaginativo. Quase sempre existem importantes dificuldades de aprendizagem sendo frequente mas de modo nenhum invariável,  um baixo QI.

Atualmente, extensa investigação realizada nesta área tem posto a descoberto diversas regiões cerebrais como potencialmente envolvidas na génese do autismo, incluindo o sistema límbico, amígdala, áreas pré-frontais e cerebelo. Esta foi uma das primeiras regiões a ser implicada na doença. Estudos de autópsia revelaram atrofia do córtex do neo-cerebelo, com perda marcada de células de Purkinje, sem alteração significativa do lobo anterior do cerebelo. Métodos de neuro imagem viriam também a demonstrar alteração estrutural do cerebelo em doentes com autismo, nomeadamente dos lóbulos VI a VII do vérmis12 e dos hemisférios cerebelosos13. Estudos funcionais mostraram alteração dos padrões de ativação do cerebelo em doentes com autismo, nomeadamente hipoativação em tarefas de atenção não motora, no lobo VI14.


Fonte:

PAPEL DO CEREBELO NAS FUNÇÕES
COGNITIVAS E COMPORTAMENTAIS
Bases Científicas e Modelos de Estudo
PAULO BUGALHO, BERNARDO CORREA, MIGUEL VIANA-BAPTISTA
Serviço de Neurologia. H. Egas Moniz. Serviço de Psiquiatria, H. S. Francisco Xavier.
Departamento de Psiquiatria e Saúde
Mental. Faculdade de Ciências Médicas. Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

Número total de visualizações de páginas

Seguidores