A
alfabetização pressupõe o domínio da leitura e da escrita, mas esse domínio é
na verdade a meta de um longo processo. Para que uma criança seja alfabetizada,
é preciso que ela passe antes por uma série de etapas no seu desenvolvimento,
tornando-se então preparada para a aquisição da leitura e da escrita. Essas
etapas fazem parte da chamada "fase pré-escolar". No
"pré-escolar” a criança deve apresentar um bom desenvolvimento motor e
dominância lateral definida. Isso significa que ela deve brincar muito,
exercitar-se através de jogos e brincadeiras que estimulem as perceções
sensoriais (gustativa, olfativa, visual, tátil, e auditiva). Deve
dominar os seus movimentos corporais com habilidade e segurança, deve conhecer
o seu corpo, os seus limites, ter postura, equilíbrio, reflexos e raciocínio
lógico bem desenvolvidos. Por isso a importância das brincadeiras de rua, de
jogar à bola, andar de bicicleta, brincar com areia, nadar, correr, saltar,
etc. Isso é o que chamamos de coordenação motora global. O próximo passo, é o
desenvolvimento da coordenação motora fina. A criança desenvolve-se nesse
sentido quando desenha ou pinta com todos os tipos de lápis, pincéis, quando
usa tesouras ou quando pinta com os próprios dedos. Quando rasga, amassa ou
pica papéis, quando brinca com jogos de encaixar e montar, enfim, são
atividades que apelam mais ao uso das mãos, associadas ao raciocínio, à
perceção sensorial e à concentração.
Também são pré-requisitos importantes o
desenvolvimento da capacidade de concentração, o desenvolvimento da memória e
do raciocínio lógico e abstrato. Estes podem ser estimulados com brinquedos e
programas educativos, músicas, histórias, filmes infantis, livros, conversas
informais, e tantos outros recursos.
Toda e qualquer atividade estimulam o cérebro,
e quanto mais estimulado, melhor é o desempenho da criança em todo o processo
de aprendizagem.
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