sexta-feira, 29 de março de 2013

O pré-escolar

 
A alfabetização pressupõe o domínio da leitura e da escrita, mas esse domínio é na verdade a meta de um longo processo. Para que uma criança seja alfabetizada, é preciso que ela passe antes por uma série de etapas no seu desenvolvimento, tornando-se então preparada para a aquisição da leitura e da escrita. Essas etapas fazem parte da chamada "fase pré-escolar". No "pré-escolar” a criança deve apresentar um bom desenvolvimento motor e dominância lateral definida. Isso significa que ela deve brincar muito, exercitar-se através de jogos e brincadeiras que estimulem as perceções sensoriais (gustativa, olfativa, visual, tátil, e auditiva). Deve dominar os seus movimentos corporais com habilidade e segurança, deve conhecer o seu corpo, os seus limites, ter postura, equilíbrio, reflexos e raciocínio lógico bem desenvolvidos. Por isso a importância das  brincadeiras de rua, de jogar à bola, andar de bicicleta, brincar com areia, nadar, correr, saltar, etc. Isso é o que chamamos de coordenação motora global. O próximo passo, é o desenvolvimento da coordenação motora fina. A criança desenvolve-se nesse sentido quando desenha ou pinta com todos os tipos de lápis, pincéis, quando usa tesouras ou quando pinta com os próprios dedos. Quando rasga, amassa ou pica papéis, quando brinca com jogos de encaixar e montar, enfim, são atividades que apelam mais ao uso das mãos, associadas ao raciocínio, à perceção sensorial e à concentração.
 Também são pré-requisitos importantes o desenvolvimento da capacidade de concentração, o desenvolvimento da memória e do raciocínio lógico e abstrato. Estes podem ser estimulados com brinquedos e programas educativos, músicas, histórias, filmes infantis, livros, conversas informais, e tantos outros recursos.
Toda e qualquer atividade estimulam o cérebro, e quanto mais estimulado, melhor é o desempenho da criança em todo o processo de aprendizagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

Número total de visualizações de páginas

Seguidores