O conceito de
necessidades educativas especiais (NEE) surge como resposta ao princípio da
progressiva democratização das sociedades, refletindo, hoje em dia, os
princípios que a filosofia da inclusão prescreve. Pretende-se, assim, chegar a
uma igualdade de direitos, nomeadamente no que respeita à não discriminação,
tendo por base as caraterísticas intelectuais, sensoriais, físicas e
socioemocionais das crianças e adolescentes em idade escolar.
O professor Luís de
Miranda Correia refere-se a este conceito, afirmando que ele se aplica a
crianças e adolescentes com problemas sensoriais, físicos e de saúde,
intelectuais e emocionais e, também, com dificuldades de aprendizagem
específicas (problemas no processamento de informação) derivadas de fatores
orgânicos ou ambientais, definindo-o da forma seguinte:
Os alunos com necessidades educativas especiais são aqueles
que, por exibirem determinadas condições específicas, podem necessitar de
apoios e serviços de educação especial durante todo ou parte do seu percurso
escolar, de forma a facilitar o seu desenvolvimento académico, pessoal e
socioemocional.
Por condições específicas entendem-se os problemas que se
inserem nas seguintes categorias:
i) Autismo, surdo-cegueira, deficiência auditiva (impedimento auditivo), deficiência visual (impedimento visual), deficiência mental (problemas intelectuais), problemas motores graves, perturbações emocionais e do comportamento graves, dificuldades de aprendizagem específicas, problemas de comunicação, traumatismo craniano, multideficiência e problemas de saúde.
i) Autismo, surdo-cegueira, deficiência auditiva (impedimento auditivo), deficiência visual (impedimento visual), deficiência mental (problemas intelectuais), problemas motores graves, perturbações emocionais e do comportamento graves, dificuldades de aprendizagem específicas, problemas de comunicação, traumatismo craniano, multideficiência e problemas de saúde.
ii)
As condições específicas, sempre que necessário, devem ser alvo de uma
avaliação compreensiva, feita por uma equipa multidisciplinar.
Por serviços
de educação especial entende-se:
iii) O conjunto de recursos que prestam serviços de apoio especializados, do
foro académico, terapêutico, psicológico, social e clínico, destinados a
responder às necessidades especiais do aluno com base nas suas características
e com o fim de maximizar o seu potencial
Tais serviços devem efetuar-se, sempre que possível, na
classe regular e devem ter por fim a prevenção, redução ou supressão da
problemática do aluno, seja ela do foro mental, físico ou emocional e/ou a modificação
dos ambientes de aprendizagem para que ele possa receber uma educação
apropriada às suas capacidades e necessidades.
Para este professor, o conceito de NEE abrange crianças e adolescentes com
aprendizagens atípicas, isto é, que têm dificuldade em acompanhar o currículo
normal, sendo necessário, na maioria dos casos, proceder-se a
adequações/adaptações curriculares, mais ou menos generalizadas, e a
recorrer-se, tantas vezes, a serviços e apoios especializados tendo sempre
presente as capacidades e necessidades dessas mesmas crianças e adolescentes.
Fonte:
Instituto Português de Dislexia e Outras Necessidades Especiais
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