segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A coordenação motora

  

 A Coordenação motora é a capacidade de coordenação de movimentos decorrente da integração entre comando central (cérebro) e unidades motoras dos músculos e articulações. Classifica-se a coordenação motora em três grupos:

- Coordenação motora geral
Este tipo de coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes. Ex: Andar, Pular, Rastejar, etc.

- Coordenação motora geral específica
Permite controlar movimentos específicos de uma atividade. Ex: Chutar uma bola. A prática de atividades desportivas traz grandes benefícios.

- Coordenação motora fina
É a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos. Este tipo de coordenação permite dominar o ambiente, propiciando o manuseio dos objetos. Ex; Recortar, lançar em um alvo, costurar, escrever, digitar, etc.

Atividades que contribuem para melhorar a coordenação motora fina: recortar vários tipo de papel com tesoura, rasgar papel em vários tamanhos, realizar trabalhos usando a técnica do pontilhismo, modelar com barro ou outros materiais, dobrar, traçar, bordar, cozer, pintar.
 
A coordenação motora é uma capacidade necessária para a aprendizagem escolar das crianças, sobretudo nos anos em que inicia a alfabetização.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

Número total de visualizações de páginas

Seguidores