segunda-feira, 21 de abril de 2014

NEM TODAS AS DIFICULDADES DE LEITURA SÃO DISLEXIA: O QUE SABE SOBRE O DÉFICE ESPECÍFICO DE COMPREENSÃO DA LEITURA?


A dislexia, um distúrbio de leitura em que uma criança confunde letras e tem dificuldades com os sons das palavras, tem sido o foco de um número grande de pesquisas. O mesmo não acontece, contudo, com outros transtornos menos conhecidos, como o Défice específico de Compreensão da leitura, em que uma criança lê sem dificuldades (ou melhor, descodifica sem dificuldades), mas não compreende o significado das palavras.
“O Défice específico de Compreensão da leitura explica-se da seguinte forma: eu posso descodificar um texto em espanhol, porque eu sei o valor das letras e como as palavras são pronunciadas, mas eu não posso dizer o que as palavras realmente significam ", explicou Cutting. Dizemos que uma criança é boa leitora, quando o seu nível de compreensão da leitura é adequado. No entanto, 3% a 10% das crianças não entendem o que leem. Muitas vezes, este problema apenas é diagnosticado no 3.º ou 4.º ano - quando o transtorno está a comprometer o processo de aprendizagem.

A investigação foi já capaz de identificar a atividade cerebral e compreender o seu papel na dislexia, mas nenhuma imagem por ressonância magnética funcional tinha, até este estudo (publicado em 2013), analisado o perfil neurobiológica daqueles que apresentam má compreensão de leitura, apesar de habilidades de descodificação intactas.

A neuroimagem de crianças mostrou que o funcionamento do cérebro de pessoas com Défice específico de Compreensão da leitura durante a leitura é bem diferente do que acontece na dislexia. No caso da dislexia, as diferenças situam-se numa região específica do córtex occipital-temporal, uma parte do cérebro que está associada ao reconhecimento de palavras. Mas, no caso do Défice específico de Compreensão da leitura, não existem alterações nessa região, mas sim em regiões tipicamente associadas à MEMÓRIA.

"É provável que estas pessoas tenham uma marca neurobiológica associado à forma como leem totalmente diferente, marca essa que não é eficiente para apoiar a compreensão", disse Cutting. "Queremos compreender os diferentes sistemas que suportam a leitura e ver quais ajudam os diferentes tipos de dificuldades, e como podemos direcionar os sistemas cognitivos que suportam essas habilidades."

Traduzido por DISLEX-Associação Portuguesa de Dislexia

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Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

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