Os estudantes com dislexia lêem e escrevem mais
lentamente do que os outros estudantes, assim é para eles muito difícil
acompanhar as aulas tirando notas. Estes estudantes podem também encontrar
dificuldades em ler acetatos/apresentações nas aulas, pois têm dificuldade em
compreender o que lêem e em copiar.
• Fornecer um resumo quando se introduz um novo tópico, de forma a iniciar a familliarização do estudante com o assunto – salientar as ideias principais e palavras-chave;
• Fornecer textos de apoio às aulas, de forma a diminuir a quantidade de notas que o estudante tem que tirar numa aula;
• Usar múltiplas formas de apresentar a informação: vídeos, slides, demonstrações práticas, bem como ir falando ao longo da apresentação de textos;
• Prever tempo para os estudantes lerem os textos de apoio às aulas, sobretudo se esses textos vão ser mencionados no decurso de uma aula;
• Introduzir tópicos e conceitos novos de uma forma óbvia – explicar termos e conceitos novos;
• Dar exemplos para ilustrar um ponto de vista, uma perspetiva, um assunto;
• Fazer pausas regulares para permitir que os estudantes possam acompanhar;
• Perguntar ao estudante disléxico se está a conseguir acompanhar o trabalho nas aulas;
• Fornecer material escrito, formatando-o num estilo simples, claro e conciso;
• Usar preferencialmente material impresso em detrimento de notas escritas à mão;
• Evitar fundos com imagens ou figuras;
• Uma fonte clara como o Arial ou o Comic Sans é mais fácil de ler do que fontes como o Times New Roman;
• Não devem ser usadas demasiadas fontes diferentes num mesmo texto;
• Não usar blocos densos de texto. É aconselhável o uso de parágrafos, diferentes tipos de cabeçalhos, símbolos gráficos a destacar partes de textos e numerar textos;
• Destacar partes de textos ou palavras usando preferencialmente o negrito em detrimento do sublinhado ou itálico;
• Imprimir em papel de cor pode ser mais fácil de ler para alguns estudantes com dislexia. Alguns estudantes com dislexia usam acetatos de cor que colocam por cima do texto para facilitar a leitura.
• São de evitar as tintas vermelha e verde, pois estas cores são particularmente difíceis de ler.
• Usar formas alternativas de apresentar conteúdos como gráficos, diagramas, etc.
• Fornecer um resumo quando se introduz um novo tópico, de forma a iniciar a familliarização do estudante com o assunto – salientar as ideias principais e palavras-chave;
• Fornecer textos de apoio às aulas, de forma a diminuir a quantidade de notas que o estudante tem que tirar numa aula;
• Usar múltiplas formas de apresentar a informação: vídeos, slides, demonstrações práticas, bem como ir falando ao longo da apresentação de textos;
• Prever tempo para os estudantes lerem os textos de apoio às aulas, sobretudo se esses textos vão ser mencionados no decurso de uma aula;
• Introduzir tópicos e conceitos novos de uma forma óbvia – explicar termos e conceitos novos;
• Dar exemplos para ilustrar um ponto de vista, uma perspetiva, um assunto;
• Fazer pausas regulares para permitir que os estudantes possam acompanhar;
• Perguntar ao estudante disléxico se está a conseguir acompanhar o trabalho nas aulas;
• Fornecer material escrito, formatando-o num estilo simples, claro e conciso;
• Usar preferencialmente material impresso em detrimento de notas escritas à mão;
• Evitar fundos com imagens ou figuras;
• Uma fonte clara como o Arial ou o Comic Sans é mais fácil de ler do que fontes como o Times New Roman;
• Não devem ser usadas demasiadas fontes diferentes num mesmo texto;
• Não usar blocos densos de texto. É aconselhável o uso de parágrafos, diferentes tipos de cabeçalhos, símbolos gráficos a destacar partes de textos e numerar textos;
• Destacar partes de textos ou palavras usando preferencialmente o negrito em detrimento do sublinhado ou itálico;
• Imprimir em papel de cor pode ser mais fácil de ler para alguns estudantes com dislexia. Alguns estudantes com dislexia usam acetatos de cor que colocam por cima do texto para facilitar a leitura.
• São de evitar as tintas vermelha e verde, pois estas cores são particularmente difíceis de ler.
• Usar formas alternativas de apresentar conteúdos como gráficos, diagramas, etc.
Fonte: Dislex
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