quarta-feira, 16 de abril de 2014

AS MELHORES DICAS PARA AJUDAR UM ALUNO DISLÉXICO NA SALA DE AULA


1- Use canetas coloridas;
2- Não dê aos alunos páginas com muito texto para ler;
3- Quando der apontamentos à turma, escreva-os por tópicos;
4- Use vídeos na sala: os disléxicos lembrar-se-ão mais facilmente;
5- Não peça aos alunos (disléxicos) para ler em voz alta na sala;
6- É o conteúdo de uma resposta dada pelo aluno disléxico que importa, não a estrutura e a ortografia;
7- Quando o aluno fizer algo bem, diga-lhe isso: “bom trabalho”;
8- Se o seu aluno disléxico parece stressado, dê-lhe alguns minutos para relaxar;
9- Dê-lhe desafios, não lhe facilite a vida [desde que se tenham em conta as dificuldades associadas à leitura e à escrita];
10- Na dislexia, muitas vezes o estudo autónomo é mais fácil de ser recordado pelo próprio, por isso peça ao aluno disléxico para efetuar uma pesquisa sobre um determinado tópico [que irá ser estudado, por exemplo].



AS MELHORES DICAS SOBRE EXAMES PARA DISLÉXICOS:

1- Lê cada questão 5 vezes antes de responderes;
2- Tem um papel de rascunho para escreveres notas;
3- Leva o tempo de que precisares.., é melhor responderes de forma acertada;
4- Quando iniciares o exame, percorre primeiro todo o enunciado e faz as perguntas mais fáceis primeiro, depois responde às questões que obrigue a respostas mais extensas e, por último, responde às questões em que vais ter mais dificuldades;
5- Quando tiveres uma pergunta de desenvolvimento, escreve no rascunho a tua resposta por tópicos;
6- Não tenhas pressa;
7- Antes de dares por concluído o exame, revê tudo o que escreveste; essa revisão deve ser frequente, após cada resposta dada;
8- Em alguns exames, existem perguntas cujas respostas exigem vários pontos relativos a casos estudados, o que significa que terás de rever todos esses apetos - e uma boa forma de responderes a essas questões é usando tópicos;
9- Entre as questões, para um minuto para pensar sobre tua resposta, se te apressares, terás problemas com a estruturação das respostas e com o conteúdo das mesmas: pensar ajuda-te a planear e a estruturar o conteúdo das tuas respostas.

Traduzido por DISLEX-Associação Portuguesa de Dislexia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

Número total de visualizações de páginas

Seguidores