Segundo Orelove, Sobsey e Silberman (2004) e Saramago et
al., (2004:213), as crianças com multideficiência, “...apresentam
acentuadas limitações no domínio cognitivo, associadas a limitações no domínio
motor e/ou no domínio sensorial (visão ou audição), e que podem ainda
necessitar de cuidados de saúde específicos. Estas limitações impedem a interação
natural com o ambiente, colocando em grave risco o acesso ao desenvolvimento e
à aprendizagem”.
Estes alunos podem apresentar caraterísticas muito
diversas, as quais são determinadas, essencialmente, pela combinação e
gravidade das limitações que apresentam, pela idade em que surgem e pelas
experiências vivenciadas.
O Dec-Lei 3/2008 de 7 de Janeiro, no Artigo 26.º estabelece a
criação de Unidades de apoio especializado para a educação de alunos com multideficiência
e surdocegueira congénita que, de acordo com o ponto 1 “constituem uma resposta
educativa especializada desenvolvida em escolas ou agrupamento de escolas que
concentram grupos de alunos que manifestam essas problemáticas”.
No nosso agrupamento estão sediadas duas destas Unidades, a do 1º
ciclo e a do 2º e 3º ciclo do ensino básico.
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