sexta-feira, 6 de julho de 2012

Multideficiência


Segundo Orelove, Sobsey e Silberman (2004) e Saramago et al., (2004:213), as crianças com multideficiência, “...apresentam acentuadas limitações no domínio cognitivo, associadas a limitações no domínio motor e/ou no domínio sensorial (visão ou audição), e que podem ainda necessitar de cuidados de saúde específicos. Estas limitações impedem a interação natural com o ambiente, colocando em grave risco o acesso ao desenvolvimento e à aprendizagem”.
Estes alunos podem apresentar caraterísticas muito diversas, as quais são determinadas, essencialmente, pela combinação e gravidade das limitações que apresentam, pela idade em que surgem e pelas experiências vivenciadas.
O Dec-Lei 3/2008 de 7 de Janeiro, no Artigo 26.º estabelece a criação de Unidades de apoio especializado para a educação de alunos com multideficiência e surdocegueira congénita que, de acordo com o ponto 1 “constituem uma resposta educativa especializada desenvolvida em escolas ou agrupamento de escolas que concentram grupos de alunos que manifestam essas problemáticas”.
No nosso agrupamento estão sediadas duas destas Unidades, a do 1º ciclo e a do 2º e 3º ciclo do ensino básico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

Número total de visualizações de páginas

Seguidores