domingo, 15 de julho de 2012

Biologically accurate robot walking legs


Um grupo de investigadores norte-americanos criou duas pernas robóticas capazes de imitar, da forma mais natural conseguida até hoje, o andar humano. Por apresentar caraterísticas muito idênticas às biológicas, o robô poderá ser determinante para os estudos na área.
A invenção foi dada a conhecer a semana passada no Journal of Neural Engineering. Trata-se de um robô, cujas pernas terminam numa anca, e que tem dois joelhos e dois tornozelos movidos, cada um, por nove músculos que produzem o movimento.
Os cientistas procuraram "imitar" a estrutura neuronal, músculo-esquelética e sensorial dos seres humanos e incorporá-la no robô, dando-lhe um caminhar mais realista do que aquele que tradicionalmente se vê neste tipo de máquinas.
Theresa Klein e Anthony Lewis, da Universidade do Arizona, nos EUA, reproduziram de uma maneira simplificada o padrão motor central (GPC), região situada na parte lombar da espinal medula e que controla a marcha humana, determinando o ritmo do andar e reagindo às interações entre o ambiente e o organismo.
Segundo os investigadores, esta criação permite investigar os processos desconhecidos por trás do andar humano, bem como formular teorias acerca do modo como os bebés aprendem a andar ou compreender como os pacientes que sofreram lesões na espinal medula poderão recuperar a capacidade de caminhar.

Fonte: Boas Notícias


Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

Número total de visualizações de páginas

Seguidores