Uma visão interessante sobre o processo
Quando uma pessoa disléxica lê as palavras, não consegue visualizar o que está a ler.
O disléxico precisa de ser capaz de ter uma imagem do que está a ler, mas, quando ele/ela lê, cada palavra ajusta-se à imagem que a pessoa disléxica cria na sua mente.
O problema é que a imagem que a pessoa vê é turva, o que faz com que se torne mais difícil que leia.
O problema é que o disléxico se concentra em CADA palavra que lê, ao mesmo tempo que tenta criar a imagem com sentido ou uma imagem de toda a frase – e isso faz com que se esqueça do que está a ler.
O problema ocorre porque A PESSOA DISLÉXICA PENSA POR IMAGENS. Quando lê, lê cada palavra - e isso acontece porque está a tentar «ver» cada palavra com as suas sílabas.
Cada palavra tem uma série de sons e aprender a dividir a palavra em partes e ligá-las para construir uma palavra é um trabalho muito difícil. A mente disléxica vê a imagem como uma sílaba em som; conseguir uma união de todo isto requer uma técnica especial, que tem de ser ensinada.
Pode ser fácil para a mente disléxica ligar pequenas palavras até 3 sílabas, mas começa a ser impossível quando há palavras com um grande número de sílabas ou sílabas difíceis de ligar. Tal requer um ensino especializado.
Um leitor disléxico apenas consegue pensar numa palavra de cada vez quando lê.
Durante o ato de ler, os disléxicos irão perder palavras vitais e comuns importantes para que não tenham problemas [de compreensão].
Para ser capaz de ler as palavras maiores, o disléxico tem de ser ensinado, é um facto – mas deverá ler mais livros. Os livros têm palavras maiores e mais complicadas e aprender essas palavras em formato de imagem com o significado vai ajudar. Nesse processo, o disléxico deverá tentar integrar as palavras na memória de longo prazo e não na de curto prazo. Para o conseguir fazer, deverá ir ao dicionário ou a listas de palavras em que tem dificuldades e usá-las em conversas ou escrevê-las; de cada vez que as escrever, deve dizer as sílabas para si próprio ou mesmo em voz alta. Deve escrever cada sílaba separadamente - isso permitir-lhe-á melhorar a sua ortografia e outras competências de escrita.
Fonte: DISLEX-Associação Portuguesa de Dislexia
Quando uma pessoa disléxica lê as palavras, não consegue visualizar o que está a ler.
O disléxico precisa de ser capaz de ter uma imagem do que está a ler, mas, quando ele/ela lê, cada palavra ajusta-se à imagem que a pessoa disléxica cria na sua mente.
O problema é que a imagem que a pessoa vê é turva, o que faz com que se torne mais difícil que leia.
O problema é que o disléxico se concentra em CADA palavra que lê, ao mesmo tempo que tenta criar a imagem com sentido ou uma imagem de toda a frase – e isso faz com que se esqueça do que está a ler.
O problema ocorre porque A PESSOA DISLÉXICA PENSA POR IMAGENS. Quando lê, lê cada palavra - e isso acontece porque está a tentar «ver» cada palavra com as suas sílabas.
Cada palavra tem uma série de sons e aprender a dividir a palavra em partes e ligá-las para construir uma palavra é um trabalho muito difícil. A mente disléxica vê a imagem como uma sílaba em som; conseguir uma união de todo isto requer uma técnica especial, que tem de ser ensinada.
Pode ser fácil para a mente disléxica ligar pequenas palavras até 3 sílabas, mas começa a ser impossível quando há palavras com um grande número de sílabas ou sílabas difíceis de ligar. Tal requer um ensino especializado.
Um leitor disléxico apenas consegue pensar numa palavra de cada vez quando lê.
Durante o ato de ler, os disléxicos irão perder palavras vitais e comuns importantes para que não tenham problemas [de compreensão].
Para ser capaz de ler as palavras maiores, o disléxico tem de ser ensinado, é um facto – mas deverá ler mais livros. Os livros têm palavras maiores e mais complicadas e aprender essas palavras em formato de imagem com o significado vai ajudar. Nesse processo, o disléxico deverá tentar integrar as palavras na memória de longo prazo e não na de curto prazo. Para o conseguir fazer, deverá ir ao dicionário ou a listas de palavras em que tem dificuldades e usá-las em conversas ou escrevê-las; de cada vez que as escrever, deve dizer as sílabas para si próprio ou mesmo em voz alta. Deve escrever cada sílaba separadamente - isso permitir-lhe-á melhorar a sua ortografia e outras competências de escrita.
Fonte: DISLEX-Associação Portuguesa de Dislexia
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