quinta-feira, 4 de abril de 2013

Perceção auditiva

A perceção auditiva envolve a receção e a interpretação de estímulos sonoros através da audição. Nesta perceção identificam-se algumas habilidades como a deteção do som, a sensação sonora, discriminação, localização, reconhecimento, compreensão, atenção e a memória, constituindo assim o processamento auditivo que envolve a investigação do sinal acústico, integrando a informação em modelos.

Atividades para estimular esta área:

As atividades que envolvem a perceção auditiva agem, além do estímulo auditivo em si, no desenvolvimento de diversos aspetos cognitivos, tais como criatividade, memória e a linguagem, entre outros.

Muitas das atividades podem ser utilizadas não somente com crianças, mas também com idosos, especialmente no estímulo da memória.

- Com objetos sonoros (chocalhos, latas com pedrinhas, sons onomatopaicos, ruído do ambiente, músicas), treinar e localizar, identificação, reprodução e execução dos diferentes sons;
 - Jogos de rimas;
- Treino do ritmo (através de marcha, palmas e dança, etc.);
- Jogos de palavras que se iniciam com o mesmo som;
-Pronunciar, escrever ou ainda desenhar o som ouvido;
- Contar uma história ou elaborar uma frase baseada no som (ou sons - pode-se mostrar por exemplo 5 sons e pedir que se desenvolva uma história);- Mostrar alguns sons e pedir posteriormente que identifique por ordem os sons ouvidos;
- Identificar e imitar sons e ruídos produzidos por animais e fenómenos da natureza;
- Procurar a fonte de onde se origina determinado som;
- Tocar instrumentos musicais.

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Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

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