A perceção auditiva envolve a receção e a
interpretação de estímulos sonoros através da audição. Nesta perceção
identificam-se algumas habilidades como a deteção do som, a sensação sonora,
discriminação, localização, reconhecimento, compreensão, atenção e a memória,
constituindo assim o processamento auditivo que envolve a investigação do sinal
acústico, integrando a informação em modelos.
Muitas
das atividades podem ser utilizadas não somente com crianças, mas também com
idosos, especialmente no estímulo da memória.
- Com objetos sonoros (chocalhos,
latas com pedrinhas, sons onomatopaicos, ruído do ambiente, músicas), treinar e
localizar, identificação, reprodução e execução dos diferentes sons;
- Jogos de rimas;
- Treino do ritmo (através de
marcha, palmas e dança, etc.);
- Jogos de palavras que se
iniciam com o mesmo som;
-Pronunciar,
escrever ou ainda desenhar o som ouvido;
- Contar uma história ou elaborar uma frase baseada no som (ou sons - pode-se mostrar por exemplo 5 sons e pedir que se desenvolva uma história);- Mostrar alguns sons e pedir posteriormente que identifique por ordem os sons ouvidos;
- Contar uma história ou elaborar uma frase baseada no som (ou sons - pode-se mostrar por exemplo 5 sons e pedir que se desenvolva uma história);- Mostrar alguns sons e pedir posteriormente que identifique por ordem os sons ouvidos;
- Identificar e imitar sons e
ruídos produzidos por animais e fenómenos da natureza;
- Procurar a fonte de onde se
origina determinado som;
-
Tocar instrumentos musicais.
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