A minha experiência nesta escola tem
a duração de 3 anos letivos e com os alunos aprendo diariamente que através de
uma “porção mágica” constituída de teoria, prática e sensibilidade para
expressar e entender emoções e sentimentos conseguimos desenvolver um trabalho funcional
e que nos preenche diariamente.
A escassez de serviços e recursos humanos para a assistência à saúde mental da criança e adolescente no nosso país tem sido uma situação com que nos deparamos diariamente. Através das diferentes especializações, dos elementos constituintes da equipa de educação especial (técnicos e professores), pretendemos alcançar um objetivo comum. Uma preocupação real com as necessidades cognitivas, emocionais e sociais de cada aluno, procurando estimular/reabilitar as funções em défice e reforçando áreas na promoção de um crescimento adaptativo, desenvolvendo um maior número de competências.
O ambiente escolar representa para os alunos com Necessidades Educativas Especiais um estímulo para progredir, ir contra as diferenças com que se deparam diariamente, criando vontade de prosseguir e preparando-os para o futuro.
Não havendo uma diretriz específica para lidar com os alunos e tendo como premissa que cada caso é um caso, cabe a cada um de nós adultos ultrapassar preconceitos e criar uma sociedade cada vez mais acolhedora, favorecendo a criação de laços de amizade e incentivando a criatividade e autonomia dos nossos alunos.
Este é um trabalho de aprendizagem contínua, com metas traçadas muitas vezes difíceis de atingir e sempre passível de reajustes, mas que com muita persistência e dedicação conseguiremos realizar.
A escassez de serviços e recursos humanos para a assistência à saúde mental da criança e adolescente no nosso país tem sido uma situação com que nos deparamos diariamente. Através das diferentes especializações, dos elementos constituintes da equipa de educação especial (técnicos e professores), pretendemos alcançar um objetivo comum. Uma preocupação real com as necessidades cognitivas, emocionais e sociais de cada aluno, procurando estimular/reabilitar as funções em défice e reforçando áreas na promoção de um crescimento adaptativo, desenvolvendo um maior número de competências.
O ambiente escolar representa para os alunos com Necessidades Educativas Especiais um estímulo para progredir, ir contra as diferenças com que se deparam diariamente, criando vontade de prosseguir e preparando-os para o futuro.
Não havendo uma diretriz específica para lidar com os alunos e tendo como premissa que cada caso é um caso, cabe a cada um de nós adultos ultrapassar preconceitos e criar uma sociedade cada vez mais acolhedora, favorecendo a criação de laços de amizade e incentivando a criatividade e autonomia dos nossos alunos.
Este é um trabalho de aprendizagem contínua, com metas traçadas muitas vezes difíceis de atingir e sempre passível de reajustes, mas que com muita persistência e dedicação conseguiremos realizar.
Sofia Miranda, psicóloga (CRI-Centro
de Recursos para a Inclusão)
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