PROJETO: APRENDENDO SEM FRONTEIRAS
Promoção de Competências Pessoais e Sociais
Projeto para Alunos ao abrigo do D.L.Nº3/2008
Fundamentação:
O Programa de Promoção de competências pessoais e sociais, aqui apresentado tem por objetivo através de estratégias lúdicas e dinâmicas grupais, desenvolver comportamentos assertivos, seguindo padrões de comportamento social com vista a um crescimento pessoal e social adaptativo.
Funcionando ainda como preventivo, pretendemos integrar nas atividades um conjunto de estratégias, destinadas a evitar o aparecimento de comportamentos desajustados, protegendo ainda os que se encontram em risco de assumir tais comportamentos (álcool, comportamentos delinquentes, gravidez não planeada …).
Objetivos:
- Serão propostas atividades com recurso a metodologias dinâmicas, participativas, activas e integradas que desenvolvam conhecimentos e criem compromissos de atitudes e comportamentos saudáveis.
- Ajudar as crianças/jovens a estabelecer relações adequadas com os outros, a ter uma vida relacional satisfatória através da aquisição e desenvolvimento de aptidões individuais e sociais básicas.
Áreas de Exploração:
As atividades propostas destinam-se à participação de crianças e jovens integradas na Escola 2,3 Nun´Álvares matriculadas nos 1º,2º e 3ºCiclos respetivamente, tendo como áreas de actuação:
- Desenvolver o comportamento e a comunicação assertiva, a empatia, a cooperação e o respeito pelo outro.
- Desenvolver a autoestima e autoconfiança.
- Desenvolver o espírito de pertença a um grupo.
- Desenvolver o espírito crítico.
- Ajudar a desenvolver atitudes livres e saudáveis.
Operacionalização:
A planificação, concretização e a avaliação das atividades são da responsabilidade da Psicóloga – CRI (Centro de Recursos para a Inclusão).
Os alunos (1º/2º e 3º Ciclos) estão organizados em pequenos grupos (máximo 6 alunos) de acordo com os anos de escolaridade e horários disponíveis; em tempos de 45 minutos, com periodicidade semanal.
Tendo como objetivos os acima expostos, as técnicas de intervenção utilizadas são: Role-Play (simulação / representação de papéis); modelagem; instruções: feedback; jogo dirigido; reforço social.
Teve início no presente ano letivo sendo sujeito a avaliação ao longo dos períodos escolares através da elaboração de planos por sessão e relatórios, bem com através de autoavaliação, com vista a aferir eventuais ajustes de acordo com os grupos de trabalho.
Planos de Sessão (por Módulos):
- Consciência Pessoal e Social
- Identidade pessoal
- O meu corpo
- As minhas atitudes
- A empatia
- Os papéis sociais
- Comportamento Social
- Comportamento verbal e não verbal
- Comunicar com o corpo
- Comunicar com os Outros
- Avaliar situações
- Estar em grupo
- Assertividade
- Autoestima e Autoconfiança
- Lidar com as emoções
- Agressividade
- Relações Interpessoais
- A amizade
- Estar bem com os outros
- Situações sociais com os pares
- Trabalhar em equipa
- Comportamentos Desajustados
- Abordagem ao Desenvolvimento
- Gravidez na Adolescência
- Consumo de Álcool
- Consumo de Drogas
Dezembro de 2011
Estou a gostar de participar neste projeto.
ResponderEliminarDaniela Almeida 8ºC
Gosto de participar no projeto.
ResponderEliminarGosto da psicóloga Sofia.
Marina Soares Martins, 7ºE
É um projeto que só faz sentido com o vosso empenho e participação. Espero com ele contribuir também um pouco para o vosso crescimento e futuro.
ResponderEliminarObrigado e um beijinho para as meninas.
Eu gosto de participar no projeto.Gosto de falar com a psicóloga Sofia.
ResponderEliminarCátia Silva 7ºF
Terminámos esta semana o 1ºMódulo do nosso projeto. Regressamos depois desta época festiva com mais energia!!!
ResponderEliminarObrigado pela vossa participação Andreia, Cátia, Claúdio, Daniela, Mariana e Paula.
Votos de um Feliz Natal, com muitos presentes no sapatinho :)
ola sofia estou a gostar muito do projeto
ResponderEliminarbeijinhos paula nunes