- “O Globi vai à escola - para uma melhor inclusão” [+]
Este projeto tem por base uma abordagem sistémica (envolvendo a criança/jovem, a família, a comunidade escolar e os profissionais de saúde) potenciadora da plena integração e da qualidade de vida das pessoas com hemoglobinopatias a frequentar o sistema de ensino público e privado (desde o pré-escolar ao ensino secundário) em todo o território nacional.
Para tal, pretende-se (com a colaboração da família identificar as escolas e, eventualmente, os profissionais) a concretização de:
- ações dirigidas a profissionais de educação (da turma e da escola) do aluno com hemoglobinopatia;
- ações dirigidas aos alunos das turmas;
- concurso "O que me diz o Globi?". É pretensão deste concurso estimular a reflexão sobre estas doenças e a sua vivência através de trabalhos, realizados em grupo pelas crianças e jovens (que foram público das ações realizadas) com a orientação de um ou mais docentes, em três modalidades desenho e artes plásticas, escrita e fotografia;
- debate sobre as hemoglobinopatias entre diversos atores (famílias, profissionais da educação e da saúde, entidades ligadas à educação e à saúde);
- documento com orientações para profissionais de educação.
Objetivo geral: contribuir para integração escolar das pessoas com hemoglobinopatias em idade escolar.
Objetivos específicos:
- Contribuir para uma visão mais englobante do que são as hemoglobinopatias e a sua vivência (pelo aluno e pela família) auxiliando os profissionais de educação numa melhor compreensão e na sua atuação;
- Envolver os pares (alunos de turma) na integração da criança;
- Potenciar a reflexão sobre as doenças e a sua vivência num espaço de criatividade entre professores e alunos (participação no concurso);
- Promover o debate sobre esta problemática entre diferentes atores (família, profissionais de saúde e de educação);
- Elaborar um documento com informações úteis para os profissionais de educação;
- Identificar equipamentos educativos inclusivos (no que respeita a alunos com
Para tal, pretende-se (com a colaboração da família identificar as escolas e, eventualmente, os profissionais) a concretização de:
- ações dirigidas a profissionais de educação (da turma e da escola) do aluno com hemoglobinopatia;
- ações dirigidas aos alunos das turmas;
- concurso "O que me diz o Globi?". É pretensão deste concurso estimular a reflexão sobre estas doenças e a sua vivência através de trabalhos, realizados em grupo pelas crianças e jovens (que foram público das ações realizadas) com a orientação de um ou mais docentes, em três modalidades desenho e artes plásticas, escrita e fotografia;
- debate sobre as hemoglobinopatias entre diversos atores (famílias, profissionais da educação e da saúde, entidades ligadas à educação e à saúde);
- documento com orientações para profissionais de educação.
Objetivo geral: contribuir para integração escolar das pessoas com hemoglobinopatias em idade escolar.
Objetivos específicos:
- Contribuir para uma visão mais englobante do que são as hemoglobinopatias e a sua vivência (pelo aluno e pela família) auxiliando os profissionais de educação numa melhor compreensão e na sua atuação;
- Envolver os pares (alunos de turma) na integração da criança;
- Potenciar a reflexão sobre as doenças e a sua vivência num espaço de criatividade entre professores e alunos (participação no concurso);
- Promover o debate sobre esta problemática entre diferentes atores (família, profissionais de saúde e de educação);
- Elaborar um documento com informações úteis para os profissionais de educação;
- Identificar equipamentos educativos inclusivos (no que respeita a alunos com
O nosso obrigado por terem vindo à nossa escola!
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