quinta-feira, 31 de julho de 2014

Discalculia: alguns sinais


A criança com discalculia pode apresentar:

- Dificuldades no domínio dos factos básicos acerca do número.
E.g. Visualizar conjuntos de objetos/números dentro de um conjunto maior/número maior; compreender os princípios de contagem);

- Dificuldades no processamento visual.
E.g. Dificuldades na identificação dos números e na sua diferenciação em termos gráficos e em termos de valor posicional na linha mental numérica;

- Dificuldades no domínio da linguagem da matemática
E.g. Compreender os sinais +, -, ÷, ×.

- Dificuldades em memorizar e sequenciar.
E.g. Lembrar as sequências dos passos a dar na resolução de tarefas, identificar números antecessores e sucessores, memorizar fatos numéricos (9+9=18);

- Dificuldades na realização de operações ou cálculos;

- Dificuldades no processamento da linguagem.
E.g. Compreensão de enunciados.

Adaptado de Cruz, V. (2009). Dificuldades de Aprendizagem Específicas. Lide
Fonte: Núcleo da Discalculia, via FB

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

Número total de visualizações de páginas

Seguidores