quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Atividades na UMD do 1º ciclo


A publicação de “filmes” sobre as rotinas escolares e as atividades das Unidades de Multideficiência permite-nos a partilha de alguns apontamentos sobre a resposta educativa que se vai proporcionando aos "nossos" meninos. Resposta educativa essa que se baseia na bibliografia especializada e que norteia a intervenção da equipa.

A aprendizagem realiza-se de maneiras diferentes, uma vez que cada cérebro processa a informação recebida de uma forma diferenciada. No caso dos alunos com multideficiência, as respostas educativas devem partir de pressupostos dos quais destacamos: a criação oportunidades de aprendizagem centradas em experiências da vida real, a comunicação deve ser uma área a desenvolver em todas as atividades, proporcionar experiências diversificadas e significativas. Desta forma a organização das respostas educativas deve oferecer: múltiplas formas de representação para que cada aluno possa ter oportunidades para receber/adquirir informação de várias formas; múltiplos meios de expressão que permitam ao aluno obter formas alternativas de demonstrar o que sabe, múltiplos meios de envolvimento de modo a ir ao encontro dos interesses dos alunos, desafiá-los adequadamente, motivá-los para a aprendizagem.

Para quem quiser saber mais: Alunos com multideficiência e com surdocegueira congénita. Organização da resposta educativa. DGIDC    MEC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

Número total de visualizações de páginas

Seguidores