A publicação
de “filmes” sobre as rotinas escolares e as atividades das Unidades
de Multideficiência permite-nos a partilha de alguns apontamentos sobre a resposta educativa que se vai proporcionando aos "nossos" meninos. Resposta educativa essa que se baseia na bibliografia especializada e que norteia a intervenção da equipa.
A aprendizagem
realiza-se de maneiras diferentes, uma vez que cada cérebro processa a
informação recebida de uma forma diferenciada. No caso dos alunos com
multideficiência, as respostas educativas devem partir de pressupostos dos
quais destacamos: a criação oportunidades de aprendizagem centradas em experiências
da vida real, a comunicação deve ser uma área a desenvolver em todas as
atividades, proporcionar experiências diversificadas e significativas. Desta
forma a organização das respostas educativas deve oferecer: múltiplas formas de
representação para que cada aluno possa ter oportunidades para receber/adquirir
informação de várias formas; múltiplos meios de expressão que permitam ao aluno
obter formas alternativas de demonstrar o que sabe, múltiplos meios de
envolvimento de modo a ir ao encontro dos interesses dos alunos, desafiá-los
adequadamente, motivá-los para a aprendizagem.
Para quem quiser saber mais: Alunos com multideficiência e com surdocegueira
congénita. Organização da resposta educativa. DGIDC MEC
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