sexta-feira, 30 de maio de 2014

Entrevista ao "chefe" Cláudio


- Bom dia, Cláudio!
- Bom dia!
- Bem-disposto?
- Sim!
- Quem é o Cláudio?
- Eu sou o Cláudio Martins e tenho 18 anos. Moro na Torre da Marinha.
- Tu tens uma grande paixão. Qual é?
- Sim, a minha paixão é cozinhar, gosto de cozinhar.
- Porquê?
- Porque quero arranjar trabalho. Mais tarde quero ser chefe de cozinha.
- E em casa, cozinhas?
- É assim, quando eu chego a casa, eu ajudo na cozinha. Já preparei polpa de tomate e fiz peixe… Por vezes, eu faço o jantar…
- E a tua mãe gosta?
- Gosta!
- Donde vem essa paixão?
- A minha mãe ensinou-me a cozinhar…
- Qual é o teu prato preferido?
- Peixe… peixe-espada. Tu não gostas?
- Gosto! Peixe-espada frito?
- Sim.
- Qual é a sobremesa mais doce para ti?
- Bolo de bolacha!
- O que é que aconteceu na segunda-feira, dia 12 de maio? Não vieste à aula!
- Ah, pois foi! Fui à televisão.
- Como se chama o programa?
- Praça da alegria. Fui com a minha mãe e a Orquídea.
- Quem é a d.ª Orquídea?
- A Orquídea foi ao hotel do Figo para organizar workshops. A minha mãe contactou-a para eu participar.
- Como se chama o chefe que vos acompanha nos workshops?
- É o chefe Luís. Ele trabalha no Algarve. Ele ajuda-me a cozinhar.
- Como se chama o projeto?
- Cooking Down.
- Gostaste de estar na televisão?
- Sim.
- Chefe Cláudio, agradeço a tua disponibilidade! Desejo-te muitas felicidades!
- Obrigado!


Entrevista feita pela prof. Salvina Nunes

 

O nosso Cláudio...quase a sair da escola...


Adolescente paralítico poderá dar o pontapé de saída no Mundial

Ler aqui.
Se não fizermos nada vamos criar iliteracia e analfabetismo motor e promover o sedentarismo

Ler aqui.

Ainda o Benfica...


No domingo, 18 de maio, o Benfica jogou com o Rio Ave às 17:15 no estádio nacional. O Benfica marcou logo aos 20 minutos, golo de Nico Gaitan, e manteve a vantagem até ao intervalo.
Na segunda parte, o Rio Ave criou muitas ocasiões de golo, mas o guarda-redes Oblak esteve muito bem e defendeu as bolas do adversário. Aos 87 minutos, um remate quase certeiro de Jean Sony, o lateral esquerdo, deixou a equipa vermelha em alerta.
No final do jogo, ainda houve tempo para o arbitro mostrar o cartão vermelho ao lateral esquerdo Sony que o agrediu.
Assim, o Benfica venceu e recebeu a taça de Portugal.
Os adeptos festejaram no Jamor, na Praça do Comércio e no Marquês.

 
Texto redigido por Sandro António do 9ºB.
Prof. Salvina Nunes
Nota: o Sandro redigiu o texto com tanto empenho e interesse que mereceu a sua publicação!

 

quinta-feira, 29 de maio de 2014

É só para ver!




 
Não tenham tentações para...comerem as pipocas destas árvores! Sim, são pipocas!
 
Criatividade é algo que não falta na UMD do 1º ciclo!

terça-feira, 27 de maio de 2014

"Olha o que eu fiz!"

 
Ivo,  6ºA

 
Rafael, 3ºA EB Monte Sião

 
Maria, 3ºB EB Nun'Álvares
 
 
 
Aires, 2ºA EB Monte Sião
 
 
Objetivos: treinar a motricidade fina (contornar, recortar, manipular régua e compasso), concentar a atenção, usar a imaginação.

Prof. Anabela Leite

domingo, 25 de maio de 2014

segunda-feira, 19 de maio de 2014

"Aventura na Cidade"







 

Durante 6 sessões viveram-se grandes aventuras nas salas 111 e 113 da nossa escola. Doze alunos da turma do 4ºA jogaram numa cidade imaginária a “Aventura na Cidade”, partindo semanalmente à descoberta de algo valioso que estava perdido na mesma. Assim, percorreram inúmeros locais de referência, mágicos e misteriosos, como o Museu, a Casa do Cientista Maluco, a Central de Transportes, o Jardim, o Cemitério, a Casa Abandonada …, onde lhe foi possível obter alguns enigmas que uma vez reunidos e decifrados os conduziram à cidade de Lisboa. Para conquistar os enigmas, os grupos passaram por situações-problema confrontando-se com várias emoções despertadas, tomadas de decisões e principalmente a necessidade de trabalho em grupo. Para uma maior entreajuda, pedimos a colaboração dos restantes alunos da turma e no dia 14 de maio, partimos à aventura para Belém, em busca de pistas que nos conduzissem ao grande objetivo. O Museu dos Coches foi o nosso ponto de partida onde uma senhora gentilmente lhes entregou uma carta dirigida aos 2 grupos com indicações que nos levaram ao Mosteiro dos Jerónimos. Com uma visita aos Claustros e à Igreja, saíram com uma sensação de tristeza por não terem conseguido encontrar nenhuma indicação. Depois de uma manhã de aventura e conhecimento fomos almoçar e descansar nos jardins, onde os alunos encontraram mais um envelope que lhe indicava mais um monumento de Lisboa: a Torre de Belém. Partimos rapidamente com muitas expetativas e explorando todas as zonas possíveis, uma aluna encontrou um BAÚ. Reunimo-nos para que em conjunto pudessem abrir e perceber o que continha. Lá dentro encontraram 12 saquinhos de tule com um cristal e uma mensagem “O maior tesouro está dentro de ti. É a tua alegria”.
A Professora Sandra Varandas encontrou por ali perto um saco que continha mais 13 cristais idênticos que foram distribuídos pelos restantes alunos.
MISSÃO CUMPRIDA!
Ainda tivemos tempo de descansar um pouco, refletir sobre este grande projeto “A Aventura na Cidade” e ouvir uma história (Elmer, o Elefante), contada pelo Professor Pedro Pereira. Regressámos à nossa Escola, com um misto de emoções … alegria por termos concluído o objetivo e nostalgia por termos terminado …
A expetativa era enorme para mim, o colocar em prática as situações de jogo escolhidas com o objetivo de trabalho com aquele grupo específico. O entusiasmo, a expetativa de saber como os alunos iam reagir e algumas inseguranças fizeram parte de todo o projeto.
Com o terminar da aventura, fica uma grande satisfação e sentimento de dever cumprido.
Quero agradecer a todos os alunos que fizeram parte deste projeto pela alegria e investimento que me transmitiram ao longo destas sessões. Durante estas semanas tivemos o privilégio de refletir acerca de algumas das nossas atitudes e papéis no relacionamento com os outros, através das várias situações que vivenciámos.
Deixo ainda os meus agradecimentos à Dra. Sandra Cunha (Câmara Municipal do Seixal), pela disponibilidade no transporte que nos levou em busca do nosso “tesouro”, e aos formadores da ARISCO pelas brilhantes sessões de formação que me permitiram adquirir competências para planificar e conduzir estas aventuras, desempenhando o papel de um Mestre de Jogo.
Não posso ainda terminar, sem deixar o meu grande agradecimento ao Pedro Pereira pelo companheirismo e total disponibilidade para abraçar mais uma vez este projeto e à professora Sandra Varandas que, apesar dos seus alunos estarem em ano de provas finais, possibilitou a participação da turma!

Sofia Miranda – Psicóloga (CRI)
“A mente que se abre a uma nova ideia, jamais volta ao seu tamanho inicial” ALBERT EINSTEIN
 


Rexona Corre por Mais


sexta-feira, 16 de maio de 2014

Um miminho doce na sala de professores!


 
 
Os alunos do 8ºB com currúculo específico individual, Sara e Ângelo, fizeram um miminho doce para os professores! Como diria o Cláudio Martins, "bela ideia!"


Prof. Miriam Gonçalves

Xavier e o Benfica

 
Volta e meia lá regressamos ao Benfica. E para quem não percebe absolutamente nada e  menos sabe sobre futebol isto nem sempre é fácil...mas o Xavier orienta o trabalho! Vamos lá então pesquisar na internet sobre a equipa...ele sabe os nomes de todos os jogadores e alguns têm nomes "complicados"! E lá vamos juntando tudo num documento em word para depois imprimir. Prometo trazer tudo para acabarmos hoje o cartaz. "Xavier chega à sala, verifica as folhas e diz:-" professora, falta o Luisão e o Nico Gaitán!" Quem? O Nico quê? Mas eu lembro-me de os trazer todos na pasta, vê lá! Ufa, encontramos o Luisão mas nem sinal do tal Nico..."Vamos buscá-lo ao computador, professora!"E assim fizemos. Xavier recorta, cola, escreve e pede uma foto com o seu cartaz. "Professora, isto vai ser uma surpresa para os meus colegas!"
 
 
Xavier, 2º A, EB Monte Sião
 
Prof. Anabela Leite
 
16-05-2014
 

Vamos lá então pôr a mão na massa...











Como habitualmente às 5ªs temos as atividades ocupacionais da Jéssica (aluna do 7ºB com currículo específico individual). Às vezes o Cláudio ( aluno do 9ºA)  vem dar uma ajudinha...julgo que estava a tentar "despachar " a venda da última fatia do bolo de laranja e a ver quem poderia chamar para mostrar e vender os artigos em feltro...
À D. Inácia e à D. Paula da equipa do refeitório do 1º ciclo o nosso agradecimento pela simpatia e pela paciência! É aí que fazemos os bolos. Precisamos de uma sala multifuncional para fazer esta e outras atividades ocupacionais!
 Já agora vou fazer um bocadinho de publicidade merecida: a D. Paula (senhora à direita) é uma autêntica Chef da pastelaria! Faz uns bolos que são autênticas obras de arte para os olhos e para o paladar!

Prof. Anabela Leite

quarta-feira, 14 de maio de 2014

terça-feira, 13 de maio de 2014

Campanha - A deficiência como direitos humanos da APD


Aprende-se de tantas maneiras!

 
 





 

 
Diversificar os momentos de aprendizagens utilizando diferentess materiais e recursos é um dos lemas da UMD do 1º ciclo!

Bandos de pássaros na UMD do 2º e 3º ciclo




 
A expressão plástica como forma essencial de comunicação, de expressão, de criação, de interação, de aprendizagens na UMD do 2º e 3º ciclo. A primavera e os pássaros.Haverá alguma relação?

As pulseiras de elásticos e a motricidade fina



Podemos aproveitar esta "moda" para trabalharmos a motricidade fina! Hoje foi a vez da Jéssica aprender a téncica básica, digamos assim, para se iniciar na confeção das pulseiras de elástico. Um recurso de baixo custo e muito motivador!
 Enquanto fazia essa nova aprendizagem, a Jéssica estava a fazer voluntariado ao serviço da CERCISA no âmbito da campanha do Pirilampo Mágico!


Prof. Anabela Leite

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Diversos







 
O Xavier presenteou-me com uma pulseira daquelas que andam agora a fazer com os elásticos!  A Jéssica anda a explorar materiais e suas aplicações, a Maria anda a juntar formas geométricas e quis um bouquet de flores...o Aires anda a aprender as horas, os números que têm pares e os outros que não os têm...a Bruna fez um vaso para a mãee  um texto sobre a primavera, entre outras coisas. Enfim, pedaços de aprendizagem!
 
 
Alunos da EB Monte Sião e EB Nun'Álvares
Prof. Anabela Leite

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Voluntário SA na Feira das Profissões

 
 

"Ao agrupamento de Escolas de Nun`alvares E,B da Arrentela o nosso sincero agradecimento pelo convite que nos endereçaram para participarmos na Feira das Profissões (hoje, 08/05/2014), com o objetivo de fornecer um maior conhecimento de possibilidades profissionalizantes para o futuro aos alunos e dar a importância do voluntariado na sociedade.
Foi, assim, para nós uma honra e um orgulho podermos colaborar nesta fantástica Feira de Profissões , o que vai ao encontro dos nossos objetivos de incutir o voluntariado nas crianças de hoje que amanha serão o nosso futuro.
Um especial agradecimento a Dr. Anabela Leite e a Dr. Sofia Miranda pela organização do evento e aos voluntários que representaram em nome de todos os voluntários do grupo VSA, Teresa Roda e Paulo Frazoa
Bem-hajam
"

 Via FB: https://www.facebook.com/#!/pages/Voluntario-Sem-Abrigo/665784603452889 

Quinta foi dia de Feira das Profissões











Esperamos ter contribuídos para o incremento da informação dos alunos sobre as ofertas formativas existentes em alguns dos estabelecimentos de ensino do concelho e não só!

Obrigado a todos!

Anabela Leite e Sofia Miranda



Arquivo do blogue

Acerca de mim

Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

Número total de visualizações de páginas

Seguidores