terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Pharrell Williams - Happy (Official Music Video)


 
 
Por falar em Pharrell Williams aqui vai uma das suas últimas músicas com um vídeo bem divertido!
 
Happy new year!
 
 

Daft Punk - Get Lucky (Full Video)

~
 
Goste-se ou não foi, de facto, uma das músicas de 2013. Eu gosto dos "robóticos" Daft Punk aqui em sintonia com Pharrell Williams.
 
Anabela Leite
Corações maiores

Ler aqui

Jovem com doença rara escreve livro solidário

Ler aqui.

Mãe escreve livro para ajudar o filho

Ler aqui.


Comentário: nada melhor para terminar o ano do que ler estas notícias inspiradoras!

Anabela Leite



quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Discalculia
Dicas para a sala de aula

Ler aqui.
Mudar vidas

Ler aqui.
Jornal das Primeiras Matemáticas

Ler  aqui.



segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

EMS navidad 2013


 
 
 
Aos que aqui gostam de vir, àqueles com os quais podemos contar ao longo do ano para que o sol nasça, feliz natal!
 
Anabela Leite
 
 
Para andar de comboio em cadeira de rodas só na CP, mas com aviso de 48h

Ler aqui.

sábado, 21 de dezembro de 2013

A Dislexia em adolescentes, jovens e adultos


O que é preciso que se saiba sobre os alunos disléxicos mais velhos!

As competências de leitura são necessárias para as mais diversas aquisições escolares. Para além da escola, a proficiência da leitura é igualmente importante para o sucesso profissional. À medida que crescemos, espera-se cada vez mais de nós. Contudo, para os indivíduos com dislexia, as exigências da escola e do mundo profissional são especialmente acrescidas.

Assume-se, frequentemente, que os alunos mais velhos adquiriram já competências de descodificação e que a luta que agora travam se prende unicamente com dificuldades de compreensão. No entanto, as dificuldades dos leitores disléxicos podem situar-se ao nível do reconhecimento das palavras e estes alunos podem ainda não ter desenvolvido a capacidade de identificar palavras desconhecidas. Os alunos mais velhos não intervencionados (ao longo de anos) podem não ter desenvolvido aspetos considerados fundamentais, tais como vocabulário, pré-requisitos variados e competências de compreensão. Esta falta de intervenção pode também afetar a sua capacidade para soletrar e escrever, dificultando a sua capacidade para expressar os seus conhecimentos e ideias.

Após o 1.º ciclo, parte-se, frequentemente, do princípio de que o aluno que não consegue ler deverá beneficiar de auxílios tecnológicos ou compensatórios mais do que de uma instrução direta centrada na leitura. Não é isso, contudo, que um extenso conjunto de evidências mostra; de facto, os estudos revelam que uma instrução de alta qualidade e intensiva centrada na leitura pode ajudar os alunos mais velhos com dificuldades de leitura a desenvolver as competências necessárias para que possam ter sucesso no ensino secundário e após este. Por outras palavras: NUNCA É DEMASIADO TARDE. Os alunos disléxicos mais velhos, incluindo os adultos, podem beneficiar de uma instrução especializada centrada na leitura e na escrita, mas é fundamental que eles encontrem um instrutor altamente treinado capaz de implementar um programa com sucesso.

Identificar e abordar as necessidades de instrução

Uma avaliação diagnóstica irá indicar todas as áreas da leitura e escrita a trabalhar. (…) “Com as condições adequadas, uma instrução intensiva centrada nas competências básicas da palavra poderá ter um impacto significativo na capacidade de compreensão dos alunos do 2.º ciclo e para além deste” (Center on Instruction, 2008). Este Center on Instruction apresentou um relatório que contém recomendações consideradas fundamentais no contexto do ensino da palavra a alunos mais velhos:

O professor (dos alunos mais velhos) terá de ensinar o aluno a:

Identificar e dividir as palavras em sílabas;
quando e como ler as palavras multissilábicas, unindo as diversas partes;
Reconhecer palavras irregulares que não seguem padrões previsíveis;
os significados dos prefixos comuns, desinências e raízes. A instrução deve incluir as formas de perceber as várias maneiras de as palavras se relacionarem umas com as outras (ex: trans, transferir, transformar, transição);
Como separar as palavras em partes, combinando essas partes, de forma a criar palavras com base nas suas raízes ou outras características;
Como e quando usar uma análise estrutural para descodificar palavras desconhecidas.
É muito importante reter do que ficou, até agora, dito que, ao contrário do que algumas vezes se ouve, o trabalho ao nível da consciência fonológica tem de continuar com os alunos mais velhos. Sendo a dislexia uma dificuldade de leitura decorrente de um défice fonológico, será de prever que, tal como afirmam diversos autores, as dificuldades a este nível permaneçam.

Fatores para o sucesso escolar

Em primeiro lugar, e acima de tudo, um aluno disléxico mais velho deve beneficiar de um ensino centrado nas áreas deficitárias de leitura e escrita, diagnosticadas na avaliação. Se não consegue descodificar ou soletrar com eficiência e precisão, o aluno irá necessitar de uma instrução proficiente nessas áreas para que consiga progredir para níveis mais avançados de leitura e escrita.

Para além da instrução direta a que se fez referência atrás, para que haja sucesso escolar, é necessário ter em conta também o que se segue:

Tutorias nas diversas disciplinas;
Adequações, como mais tempo e exames orais;
Turmas reduzidas;
Ajudas adicionais: leitura de textos e ajudas no que respeita à ortografia.
(…)

Fatores para o sucesso na vida profissional

As pessoas com dislexia podem não estar sozinhos na luta contra as exigências de leitura e escrita no trabalho. Aproximadamente 40% das pessoas com o 12.º ano não possuem as competências de literacia que os empregadores querem. Um aluno disléxico pode ter dificuldades nas formações de trabalho, se estas não forem apresentadas tendo em conta as suas necessidades.
(...)
Apesar de a intervenção precoce ser a melhor forma de ajudar os alunos a entrarem no mundo da leitura e da escrita, nunca é tarde para ajudar os alunos mais velhos a fazerem progressos e a ter sucesso. Com uma avaliação adequada e uma instrução e adequações apropriadas, os adolescentes e adultos disléxicos podem alcançar também os seus objetivos e deixar a sua contribuição única no mundo do trabalho e na sociedade.


Fonte: Dislex, via FB

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Como Um Romance



Neste ensaio muito sensível, Pennac mostra que muito da magia da leitura se perde quando o livro deixa de ser o objeto de encantamento de nossa infância, quando pedimos aos nossos pais que contem e recontem as histórias de que gostamos, e passa a ser a leitura obrigatória do programa escolar.
"E se, em vez de exigir a leitura, o professor decidisse de repente partilhar sua própria felicidade de ler?"

 
Como Um Romance
 Daniel Pennac  
Editor: Edições Asa

Ler






Cegos já podem andar de bicicleta

Ver aqui.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Um outro final para a história...

 
Durante algumas semanas, eu e o Ivo, fomos lendo este livro que nos divertiu imenso! Na última aula chegamos ao fim...e o Ivo ficou surpreendido com o final da história. Sugeri-lhe que escrevesse outro final:
 
No dia seguinte João foi de novo à praia ver se encontrava o robô. Alugou uma lancha e começou a procurá-lo. Encontrou um boné com o J de João. Andou um pouco mais para a frente e encontrou-o.
- Anda, vamos embora daqui! Mas, a lancha ficou sem combustível e eles lá ficaram.


Ivo Matos, 6ºA
 
Objetivos da atividade: treinar a leitura e a escrita.

Prof. Anabela Leite

John Lewis Christmas Advert 2013 - The Bear & The Hare




 Às vezes surgem anúncios extraordinários. É o caso.
A música, "Somewhere only we now" é dos Keane, numa versão de Lily Allen.

Anabela Leite

Enfeites para a árvore...








Sim, é a árvore que aparece ali em baixo...o professor Gustavo, o Cláudio, a Andreia e o Pedro resolveram criar uns enfeites com...os rolos do papel higiénico! E não é que ficaram bonitos? E a árvore está agora no átrio da entrada principal da escola.

sábado, 14 de dezembro de 2013

O "nosso" Cláudio, recebeu o prémio de Mérito Social

Foi no passado dia 5 de dezembro que lhe foi atribuído o referido prémio, numa cerimónia que marcou uma vez mais a entrega dos prémios de mérito académico, social e desportivo aos alunos do agrupamento.
 
Ao "nosso" Cláudio, muitos parabéns!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Uma árvore "a muitas maõs"





 

A UMD do 2º do 3º ciclo e  os alunos da Oficina de Ciências do 2º ciclo (prof. Pedro Pereira)  também participaram na construção desta árvore que pode ser vista na biblioteca!

Há estrelas na escola







As estrelas saíram da Oficina de Expressões do prof. Luís Dias e do seu grupo de alunos ( Mariana, Andreia, Cláudio, Ângelo e Sandro) e foram brilhar para o teto da entrada principal da escola! Mais uma excelente atividade para desenvolver a motricidade"finória" como diz o professor Luís! E a nós "alegra-nos a vista"!

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Feira de Natal


Feira de Natal


















 
Assim foi a nossa feira! Para além dos artigos elaborados pelos alunos, professores e assistentes operacionais, tivemos o bolo de noz que o Cláudio fez com uma das avós e as filhós que a Solange fez com o avô. Ah! e as bolachas de natal da UMD do 2º e do 3º ciclo, algumas das quais decoradas pela professora Rita Coelho! Que delícia! Para além disso tivemos também  sorrisos, alegria e boa disposição!
 
 
Um obrigado à D. Anabela, no apoio à logística. Outro  obrigado a todos quantos nos honraram com a sua presença!
 
Professores responsáveis pela atividade: Anabela Leite, Amélia Vitorino, Dulcídia Teixeira, Paula Lino, Engrácia Serra, Miriam Gonçalves, Marisa Santana e Jorge Álvares

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

As bolachas enfeitaram-se a rigor...









 
Estava prometido. E assim se cumpriu. A professora Rita Coelho voltou hoje à UMD do 2º e do 3º ciclo para enfeitar as bolachas de natal. Mais um grande momento de partilha de saberes, de sorrisos e de alegria! A "nossa" Jéssica também esteve e até decorou uma bolacha (a estrelinha lá de cima).
 
À professora Rita, uma vez mais, o nosso OBRIGADO.
 
Nota: estas bolachas estarão presentes na nossa feira de natal, amanhã!

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

Número total de visualizações de páginas

Seguidores