terça-feira, 29 de outubro de 2013

Oficina de Expressões com o professor Luís Dias


 
 
O professor Luís Dias  e o seu grupo de alunos com currículo específico individual andam  a fazer uns trabalhos muito interessantes com fotografias! Aqui fica uma amostra.


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Perfect Day - Lou Reed & Bono & Dr. John & Elton John & D. Bowie & Duran...


 
 
 Para ouvir mesmo nos dias imperfeitos.

A escola pode ser um lugar feliz


Gosto desta escola. Gosto das aulas, gosto das atividades, gosto dos funcionários, gosto dos professores. Sinto-me bem na escola. Gostava de ficar cá a trabalhar…


Jéssica Saúde, 7ºB

Conversa escrita


No outro dia dizias que a escola está diferente este ano…Queres explicar melhor essa opinião? (A)Sim. Esta escola está muito pior pois tivemos um mês de atraso na colocação do professor de português e só hoje é que começamos também as aulas de matemática. Para além disso, a funcionária não nos deixa ter a mochila na sala quando temos outra aula…. Outra questão é que , para entrar e sair da escola temos de dar uma grande volta e acabaram com o GID. (I)
Achas que o GID era importante? Porquê? (A)Bom… Eu nunca lá estive mas acho que era importante porque quando algum aluno se comportava mal o professor encaminhava -o ao GID com falta disciplinar e agora parece que só leva um recado na caderneta. (I)Julgo que não será só isso. Está também sujeito a uma medida sancionatória se reincidir no mau comportamento. O atraso na colocação dos professores preocupou-te? (A) Sim. Especialmente nas disciplinas de matemática e português.(I)
Sei que estás numa nova turma e tens novos professores. Como te estás a adaptar? (A)
Sinceramente mal… Os meus colegas falam, falam, falam mesmo quando os professores alertam e enviam recados, e para além disso, não conheço quase ninguém. (I)
E de resto, o que te desagrada mais na escola este ano? (A)
Bem eu vou ser breve porque provavelmente iríamos escrever umas cem páginas (estou a brincar!) … não gosto do lixo no recreio, esta escola anda muito suja,  só vejo pacotes de leite lenços pão etc.,  no chão. Não gosto do barulho e há muito barulho na escola.(I) O que se poderia fazer para minimizar esses problemas? (A)
Em relação ao primeiro problema, o do lixo, o que deveria ser feito era marcar falta disciplinar a quem sujasse o chão e também poderiam pôr mais caixotes do lixo espalhados na escola, dentro e fora…O segundo problema não sei como se resolverá. É uma questão de educação com a ajuda da família, mas isso depende dos pais… (acabou a aula). (I)

Ivo Matos, 6ºA

Anabela Leite

 Esta atividade do agrado do Ivo, tem como objetivos o desenvolvimento da linguagem expressiva e  a visualização de erros associados à dislexia e sua correção usando o computador.

sábado, 26 de outubro de 2013

Fazendo exercícios de matemática com a sua criança

Um guia para os pais

Ver aqui.

Jogos de reflexão na aula de matemática





 
Na 5ª feira, na aula de matemática, a Jéssica e o Ângelo aprenderam a jogar "Rastros" com muita atenção e concentração!
 
Professor: Luís Bernardino

Desenvolver a linguagem quantitativa







Os números estão em toda a parte! É preciso lê-los, contá-los, juntá-los...Foi o que fizemos na 6ª feira com a ajuda de fichas, do puzzle e dos rebuçados!

Alunos do 1º e 2º ano

Professora Anabela Leite

Atividade ocupacional de confeção e venda de bolo






De registar o seguinte: a Jéssica já consegue separar as claras das gemas! O pai da Jéssica confidenciou-me que, em casa, a Jéssica começou a fazer pesquisas de receitas de bolos....
 
 
Jéssica Saúde, 7º B
Professora: Anabela Leite

A Árvore Generosa


 
 
 
A professora Cristina Certal enviou o link deste vídeo sobre a história que ela contou aos alunos da UMD do 2º e 3º ciclo. Obrigada.

Via FB
"Crescemos juntos" no factor X: "Deficientes", "normais", gordos, magros, inteligentes e os "assim assim"

Ler aqui.


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A Árvore Generosa



No âmbito do projeto "Aprender sem Idade", recebemos algumas propostas de colegas da escola no sentido de dinamizarem atividades na UMD do 2º e 3º ciclo. Assim, a professora Cristina Certal (E.M.R.C.) propôs contar uma história...e a atividade aconteceu esta 4ª, dia 23. Os miúdos (e os graúdos) gostaram e querem mais!

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Livros para educação especial

Ver aqui.
Estratégias em sala de aula e em avaliações para alunos com dificuldades de aprendizagem

 Ler aqui.

Nota: resumo baseado num workshop promovido pelo Cadin.
Oficina de Matemática

Ver aqui.


Nota: é um projeto muito interessante do agrupamento de escolas D. José I, concelho de Vila Real de Santo António.

Dia da Alimentação








 
Na passada 6ª feira, a Oficina de Ciências e a UMD do 2º e do 3º ciclo juntraram-se para comemorar o Dia da Alimentação fazendo e provando uma saudável salada de frutas.Trabalharam-se noções de higiene no manuseamento e preparação  de alimentos, sensibilizou-se para a importância da fruta na alimentação, promoveu-se o gosto pelo consumo de fruta, treinou-se a motricidade fina, a atenção, a interação, a comunicação, entre tantas outras coisas!
 
Professores da UMD do 2º e 3º ciclo:  Dúlcídia Teixeira (Cila) e Jorge Álvares
Professores da Oficina de Ciências (área curricular dos alunos com currículo específico individual): Pedro Pereira, Rosália Fiúza

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Sky Dancing - Patrick Watson


Discalculia e dislexia

Ler aqui.

Os cortes

Não posso deixar de registar a minha preocupação face ao insuficiente número de horas de alguns dos apoios terapêuticos face ao número de alunos sinalizados, deixando de fora muitos que deles precisavam, nomeadamente ao nível da terapia da fala e da psicologia. A intevenção multidisciplinar teria naturalmente melhores resultados junto dos alunos.  Em educação especial não há milgares. E sem alguns dos apoios,  os resultados ficarão, provavelmente, aquém do esperado.

Anabela Leite

sábado, 19 de outubro de 2013

Os professores têm de ser ensinados a gerir a indisciplina nas salas de aula

Ler aqui.


Enquanto dormimos, o nosso cérebro faz a limpeza da casa

Ler aqui.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Um puzzle e uma história








 
 
 
Atividades:
 
1 . Montagem de um puzzle de sílabas, associação imagem-palavra, reconhecimento dos sons das palavras / discriminação auditiva. Alunos do 2º ano, professora Anabela Leite, EB N.S. do Monte Sião.
 
2 . Encontro com a escritora Ana Ventura para apresentação do livro A Zebra Zézé (atividade da BE-CRE da EB da Torre da Marinha e que trouxe também duas das suas turmas). Uma vez que os meus alunos foram assistir, tive o privilégio de ter estado presente. Foi muito interessante e divertido!
 
 

quinta-feira, 17 de outubro de 2013


O apoio especial


No fim da realização de uma ficha de ortografia uma das minhas alunas do 1º ciclo, perguntou-me: “ vais corrigir?, podes usar a minha caneta vermelha!” Prefiro usar outra cor, por exemplo azul, não gosto lá muito de vermelho…”, respondi-lhe. “Já sei! Não vais corrigir os erros a vermelho porque este apoio é especial!” Sim, é capaz de ser isso…respondi-lhe e fiquei a pensar na conclusão dela...

Anabela Leite

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Matemática Humanista: Carlos Eduardo Mathias Motta at TEDxUFF



 
Um vídeo muito interessante!  
Carlos Eduardo Mathias Motta é doutor e mestre em Matemática pela UFRJ. Músico profissional pela Ordem dos Músicos do Brasil (OMB - baterista) desde 1993, desenvolveu o DRUMMATH, uma metodologia de ensino de matemática para deficientes visuais que utiliza apenas sons e atividades motoras.
(Educação) Especial...mas pouco

Ler aqui.

A jogar também se aprende








Este ano o professor Tozé (professor de educação física) é o responsável pelo Boccia. Desejamos-lhe um bom trabalho e que se divirta!

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dias sem escola, dias sem...

Pois é já somamos 5 dias sem carrinha adaptada. Os alunos em cadeiras de rodas ficam em casa, naturalmente...
 
E já agora,  ninguém arranja uma atividade ocupacional / para uma ex-aluna nossa que, por acaso, até usa cadeira de rodas? Sabem onde é feita a inclusão desta aluna? Em casa...
 
Depois de um post doce, "soltou-se-me" a amargura. Às vezes é assim.


Anabela Leite

Com as mãos na massa!







Hoje, a Jéssica aprendeu a fazer salame. O Cláudio apareceu e  assumiu a função de fotógrafo! Até se autofotografou!!! A D. Fátima também não escapou...Momentos descontraídos e muito doces!

Professora: Anabela Leite
Alunos: Jéssica (7ºB) e Cláudio (9ºA)
Assistente operacional na EB /JI Nun'Álvares: D. Fátima


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Quando se juntam as letras...



 
 
...aparecem as palavras que podem ser  os nomes!
 
Atividade de reconhecimento visual e fonético do alfabeto, treino da consciência fonológica, requisitos para a aprendizagem da leitura e da escrita.
 
Professora: Anabela Leite com alunos do 1º ciclo

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

Número total de visualizações de páginas

Seguidores