quinta-feira, 30 de maio de 2013

Palavras de mãe



Considera que o seu educando gosta de andar nesta escola? Porquê?

O Cláudio gosta muito de andar nessa escola. Ele nunca demonstrou vontade de não querer ir para a escola, pelo contrário quando foi operado estava sempre a perguntar quando podia começar a ir para a escola novamente. Ele diz que gosta muito dos professores, dos assistentes e dos colegas. Penso que “dentro do possível” ele está bem integrado na escola.

O que mais a preocupa em relação ao seu educando?

A minha maior preocupação neste momento é a mesma de sempre, a autonomia do Cláudio. Desde pequeno que eu invisto no desenvolvimento do Cláudio seja a nível pessoal (autoestima, autoconfiança, etc.) ou social. A nível académico fico um pouco frustrada porque penso que ele tinha competências para mais… Neste verão o Cláudio já faz 18 anos, e tudo o que envolve a transição para a vida adulta preocupa-me. Eu tento que o Cláudio seja o mais autónomo possível mas não tenho a disponibilidade que pretendia e preocupa-me o facto de ele ser muito infantil. Preocupa-me imenso a transição escola/vida ativa, mas acredito que ele vai conseguir.

Quer deixar algum comentário?

Penso que era importante iniciar na escola a fase de transição para a vida ativa, estou a falar sem conhecimento de causa, pois desconheço se isso acontece nesta escola. Penso que era importante a escola juntamente com os pais e a comunidade envolvente tentarem procurar estágios profissionais que vão ao encontro do interesse dos jovens em questão. Como já referi não sei se isso já acontece na escola, mas tenho conhecimento de outras escolas onde se realiza e os resultados são positivos, pois acaba por ser uma ponte nesta fase de transição (escola/trabalho).

 
Célia Romão, mãe do Cláudio Romão Martins do 8º A

'Bora lá escrever


O que são lágrimas? (L)

São borboletas a esvoaçar. (A)

O que é a dor? (L)

É um dia sem sol. (A)

O que é a amizade? (A)

É o mar que nunca acaba. (L)

O que é a vida? (L)

É um planalto. (A)

O que é ser estudante? (A)

É ir para a praia num dia de chuva. (L)

O que é o amor? (L)

É um coração cheio de vida. (A)

O que é a confiança? (A)

É poder contar com as pessoas. (L)

O que é a esperança? (L)

É acordar diariamente. (A)

O que é o futuro? (A)

 É não sabermos se vamos ser felizes. (L)

O que é o amor maternal? (L)

É o infinito. (A)

O que é a alegria? (A)

É o FCP perder o campeonato para o ano. (L)


Essa resposta não me agrada…(A)

É uma boa resposta! (L)

  A Liliana ri-se, divertida…

 
30 de maio de 2013

Liliana Pires, 8º B (L)

Anabela Leite (A)

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Aprender a coser à máquina


Este workshop foi possível graças à colaboração da AURPIM-Miratejo, na pessoa do Sr. Belizário Martins, no âmbito do projeto de Cidadania Intergeracional que desenvolvemos ao longo deste ano. Atendendo à necessidade de concretizar o plano individual de transição da aluna Daniela Almeida, aproveitamos o saber e o engenho de duas adoráveis senhoras, utentes da AURPIM, a D. Isabel e a D. Odete que se disponibilizaram a vir à escola, às 4ªs, para ensinarem as noções básicas do aprender a coser à máquina. Embora no início a Daniela pensasse que era muito difícil, hoje ela já sabe preparar e regular a máquina de costura e coser de acordo com alguns dos pontos essenciais. Ficou a promessa de, no próximo ano letivo, desenvolvermos algumas manhãs de artes manuais, com a D. Isabel e a D. Odete (que têm tanto para ensinar!).

O nosso muito obrigado.

Anabela Leite

terça-feira, 28 de maio de 2013

Dias sem escola: continuação


A Paula, o Sérgio, a Carla e o Stéphane estão há oito dias em casa porque a carrinha adaptada que os transporta está avariada!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Aprender jogando



 
 




 

Um jogo para descobrir a Europa
Mikado

'Bora lá escrever



Momentos acrobáticos na UMD do 2º e 3º ciclo




Educação Física Adaptada
Professora Isaura Faria

 

Venham e tragam amigos





 



Esta semana o 6ºI esteve na sala da UMD do 2º e do 3ºciclo, acompanhados pela professora Mariana Francisco, pela Lúcia Martins, assistente social e Marta Louro, psicóloga, ambas do GAAF. Depois de umas breves explicações sobre o funcionamento das UMD acabaram por ensaiar uns passitos connosco. O Cláudio e a Andreia trouxeram o professor Edgar Rodrigues que também entrou na roda!


terça-feira, 21 de maio de 2013

Dias sem escola


Há coisas que me aborrecem. Por exemplo, as faltas da carrinha adaptada. Se fizermos a soma dos dias, (e vamos fazê-lo no final do ano) de certeza que iremos verificar que os alunos se viram impedidos, muitas vezes, de vir à escola por não terem tido transporte. Hoje foi mais um desses dias em que os alunos ficaram em casa e falamos de alunos que ADORAM vir à escola! Parece que desta vez foi uma avaria na carrinha. Espero que o problema seja resolvido rapidamente!

Preferia, sem dúvida alguma, publicar um post com os sorrisos dos alunos…mas, desculpem, não posso  deixar passar “isto” mais uma vez…

Anabela Leite

CEF t3

  

Loto de sons
 

Trabalho interdisciplinar TIC (tecnologias de informação e comunicação) e ACJI (acompanhamento de crianças em creche e jardim de infância) no âmbito do projeto “O CEF de mãos dadas com a Pré”.

Construímos os jogos e fomos à sala Azul, sala Amarela e sala Vermelha jogar com as crianças.


Professora Andreia Carvalheiro

No recreio



sexta-feira, 17 de maio de 2013

Alguns momentos da semana


 
Nesta semana tiveram início os ensaios de uma coreografia com a professora Mara (Educação Física) para o próximo Dia Internacional da Criança. Esta coreografia surgiu na sequência de uma “reunião” com os professores Mota e Tozé (Educação Física) em que tivemos “ a lata” de lhes pedir “qualquer coisinha” para comemorarmos o referido dia. Ora como estes senhores levaram muito a sério este pedido, envolveram a professora Mara e…voilá!!!, 1, 2, 3, um passito prá frente, um passito prá trás…  e isto está  a ser muito divertido!! Desde já, MUITO OBRIGADO! No final faremos uma reunião convosco…Ainda fomos ver e ouvir histórias com sombras chinesas no auditório, a convite da professora Andreia Carvalheiro e da sua turma de CEF t3. Gostámos muito! E ainda…recebemos aquele abraço do professor Osvaldo que nos veio visitar! Tão bom!

quarta-feira, 15 de maio de 2013

A UMD do 1ºciclo no Badoca Park






No dia 10 de maio os alunos da UMD do 1º ciclo foram conhecer os animais que vivem no Badoca Park. A alegria dos alunos era contagiante!

“Gostei de conhecer a amiga girafa. Era grande!” – David

“O pavão era bonito!”-Rodrigo

“Gostei das zebras!” – Ani

“A tartaruga era grande e gorda!”- Buba

 
Professoras: Amélia Vitorino e Susana Ferreira
Assistentes operacionais: Lena e Rosária

terça-feira, 14 de maio de 2013

CEF t3



Atividade caça ao tesouro com o 1º ciclo
 
Uma atividade em colaboração com a equipa GAAF, no âmbito da animação e dinamização de recreios
Jogos que ajudaram as crianças a relembrar a importância de preservar o meio ambiente, a reciclar, reutilizar, reduzir!!
Fizemos várias equipas e exploramos a nossa escola através de um mapa.. foi muito divertido!
 
No final recebemos uma medalha de ECO-HEROIS e a equipa vencedora ganhou uma taça reciclada!

Professora Andreia Carvalheiro

segunda-feira, 13 de maio de 2013

"Habemus" elevador !


O elevador que dá acesso à sala da UMD do 1º ciclo voltou hoje a funcionar! D. Fátima, obrigado pelo recado!!

CEF t3

 
 

Técnicas de expressão plástica


Na disciplina ASATL (Abordagem Sociofamiliar e Atividades de Tempos Livres) aprendemos muitas técnicas de expressão plástica.
Estas aprendizagens vão ser muito úteis para utilizarmos no estágio no jardim-de-infância.


Professora Andreia Carvalheiro

CEF t3


CEF t3


CEF t3


Técnicas de primeiros socorros

No âmbito da disciplina ACD (Assistência de crianças no domicílio), pedimos às Enfermeiras do Centro de Saúde que nos ajudassem a perceber algumas coisas...

É muito importante que o Agente da Ação Educativa saiba agir em situações de emergência…

Professora Andreia Carvalheiro

sexta-feira, 10 de maio de 2013


Exercícios de Orientação Temporal:

• Ouvir histórias, ou músicas que contenham histórias, e depois contar a sequência dos factos.
• Ordenar cartões com figuras e formas e recompor uma história com início, meio e fim.
• Observar animais (mosca, lesma, lagartixa, gato, tartaruga, etc.) e dizer quais são os mais velozes e os mais lentos.
• Mover carrinhos rápida e lentamente, seguindo instruções do professor.
• Plantar feijões e observar o seu crescimento. Posteriormente, o professor e as crianças desenharão a história da vida do feijão, passando pelas etapas do seu desenvolvimento, da semente até à planta adulta.

Exercícios de Orientação Espacial:

• Andar pela sala explorando o ambiente e os objetos, inicialmente de olhos abertos e depois de olhos fechados.
• Montar quebra-cabeças.
• Responder onde está o céu, o teto, o chão, a lâmpada, com palavras como: em cima, atrás, etc.
• Andar pela sala e pelo pátio seguindo a direção indicada por setas pintadas no chão.

Exercícios de Conhecimento Corporal:

• Nomear partes do próprio corpo, do corpo dos colegas, do corpo de bonecos.
• Juntar as partes de um boneco desmontável.
• Completar o desenho de uma figura humana com o que estiver faltando.
• Deixar o corpo cair, em bloco, sobre o colchão.
• Exercitar tensão e relaxamento no corpo.

Exercícios de Lateralidade:

• Colocar fitas vermelhas no pulso e tornozelo do lado direito e realizar exercícios que peçam movimentos como: erguer a mão direita, baixar a mão esquerda, erguer o braço direito e baixar o esquerdo, etc.
• Colocar a mão sobre contornos de mãos desenhados no quadro rapidamente. Colocar a mão na mesma posição da mão desenhada.
• Seguindo a solicitação do professor, desenhar ou colocar objetos no lado direito ou esquerdo de uma folha de papel dividida ao meio verticalmente, e marcada com as inscrições direita e esquerda nos lados correspondentes.
• Colocar os pés sobre os contornos de pés desenhados no chão, direito sobre direito, esquerdo sobre esquerdo.

Atividades da Área de Habilidades Conceituais

• Observar uma coleção de objetos pequenos misturados: pedrinhas, botões, conchas, grãos de milho, bolinhas de vidro, clipes, etc. Separar esses objetos pela classe a que pertencem: conjunto de pedras, de botões, de clipes.
• Seriar objetos de acordo com o tamanho (do menor para o maior), com a cor (da mais clara à mais escura), com a espessura (do mais fino para o mais grosso), conservando a mesma categoria.
• Distribuir o mesmo número de objetos, observando que a quantidade não se altera quando modificamos sua posição.
• Cortar frutas ao meio para dividi-las com um colega (dois pedaços: um para cada um).
• Organizar armários, separando peças iguais e deixando-as próximas.
• Jogos (contribuem para desenvolvimento de noções matemáticas): pega-varetas, memória, dominó, etc.
• Exercício com blocos lógicos de vários tamanhos, espessura, cor, forma.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Aqui há rato... e companhia!

 
 
Na sequência da visita à Mundet, no âmbito do projeto "O Ratinho da Cortiça", a malta da UMD do 2º e 3º ciclo pôs as mãos na cortiça, assumiram-se em  casamenteiros e aranjaram uma namorada ao bichinho...Descubram lá as diferenças entre o macho e a fêmea!
A fêmea do ratinho chama-se... ai que me deu um varrimento na memória! Parece que é a Fofinha. Já estariam  a pensar noutro nome, seus visitantes malandros!!... A prof. Cila também não se lembra ao certo, disse-me que terá de se ver por baixo...ela tem o nome por baixo!!!!Amanhã confirmo!

Afinal a fêmea do ratinho é a Minnie!! Obrigada Paulinha!
 
Anabela Leite

Mãos para que vos quero!



 
 
A Jéssica e Fábio estão a construir a réplica de um barco com reaproveitamento de materiais, sob   a orientação do prof. Jorge Álvares. Foi tudo devidamete medido e projetado no papel para que não falte nenhum detalhe!
 

Conversa escrita


Poesia... Conheces Eugénio de Andrade? (A) Não. (I) Vou mostrar-te um poema dele e a seguir vais reescrevê-lo, pode ser? (A) Sim claro. (I)
Ora, vamos lá então à grande tarefa:

É urgente:
O amor.
A esperança.
O respeito.
A tolerância, a bondade.
A amizade, e a fidelidade.
Um sorriso em cada rosto.
Todos sem guerras.
Criar laços.
E amizades.
Dar as mãos e construir um mundo melhor.
Um mundo sem crise nem violência.

Olha, acho que não te saíste muito mal nesta tarefa… (A). Pois, mas estava um pouco sem ideias mas no fim elas vieram à cabeça. (I) Às vezes é mesmo assim…(A)
O que achaste deste exercício? (A) Achei muito bom porque para além de conhecer um poeta também soltei a minha criatividade. (I) Boa justificação! (A). E a partir de agora poderás descobrir outros poemas dele!(A)
 
 Anabela Leite (A) e Ivo Matos (I), aluno do 5º B

terça-feira, 7 de maio de 2013

Pintar e desenhar é muito divertido!






Para além de ser divertido, os desenhos e as pinturas são importantes formas de expressão no desenvolvimento das crianças. Entre outros, podemos registar os seguintes benefícios desta atividade: ajuda na organização do pensamento, na coordenação motora, na organização espacial , na comunicação. 


 

segunda-feira, 6 de maio de 2013

A Reunião


Dar e receber mimos, muitos mimos!


 
 
 

Treinar competências funcionais



 
 
Meta: Interpretar informação escrita
 
Objetivo: fazer a leitura do horário do comboio
 
Prática simulada: o destino, no caso, era Setúbal e a passageira, simulada pela professora, teria que lá estar às 11:00 da manhã par ir a uma consulta no hospital. Saindo da Arrentela, a que estação se deveria dirigir?, que comboio deveria apanhar?

Autista memoriza e desenha NY depois de 20m de voo pela cidade

Ver aqui.

Fotógrafo realiza sonho de criança que vive em cadeira de rodas em série de fotos

Ver aqui.

O Défice de Atenção não existe só nas crianças

Ler aqui.


Penafiel com o primeiro centro de atividades ocupacionais de Síndrome de Asperger

Ler aqui.


India desenvolve o primeiro smartphone para cegos

Ler aqui.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Consigo RTP2 - Não estacionar nos lugares reservados



Nesta escola, gosto dos professores e dos funcionários. Os professores são simpáticos e inteligentes. Gosto de fazer os trabalhos e os bolos. Gosto das visitas de estudo.
Quando me for embora, vou ter saudades do prof. Gustavo, do prof. Tozé,  da prof. Anabela, da prof. Amélia, da prof. Cila,  do prof. Pedro Pereira, do prof. Pedro Sousa, do prof. Carlos Machado, da prof. Rita Coelho…enfim de todos. Ah, e tenho saudades do prof. Mário Alves que já não está nesta escola!
Cláudio Romão Martins, 8ºA
Gosto de andar nesta escola. Gosto dos professores e dos trabalhos que fazemos. Vou ter saudades de tudo.
Andreia Sousa, 8ºA

IMPLANTES COCLEARES - C.H.COIMBRA (COCHLEAR IMPLANTS)


I LIKE ADOPTION


Arquivo do blogue

Acerca de mim

Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

Número total de visualizações de páginas

Seguidores