terça-feira, 30 de outubro de 2012

À terça...sem piscina

Pois é, a crise e os cortes orçamentais deixaram-nos sem uma das atividades mais benéficas para os nossos meninos,  a hidroterapia. A piscina não mudou de sítio, continua lá em Corroios, nós é que não temos o transporte adaptado para lá irmos!
 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Dia da Alimentação


Momentos de alegria




Às vezes, a alegria encontra-se nestes momentos por entre peças de legos...

Atletismo



Irá ter início hoje o atletismo no âmbito do desporto escolar com o professor Tozé, a quem desejamos um bom trabalho. A equipa é constituída por alunos com necessidades educativas especiais. Deixamos a informação sobre os horários para os treinos:

  • 2.ª feira das 17.00 às 17.45 horas
  • 4.ª feira das 16.05 às 16.50 horas
  • 6.ª feira das 16.05 às 16.50 horas

Media and Diversity - People with disabilities

Animation | Inclusion

Becky - Jus Include (Animation On 'Disability' Inclusion)

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Síndrome do x-frágil.


Estudantes- campanha Igual a você

Deficiente profundo sem escola - SIC


Robotic wheelchair




Uma cadeira de rodas com "pernas" que é capaz de subir escadas poderá vir a revolucionar a vida das pessoas com mobilidade reduzida que se debatem com obstáculos a cada esquina. A invenção desenvolvida no Chiba Institute of Technology, no Japão, ainda está em fase de protótipo, mas os resultados conseguidos até ao momento estão a animar os seus criadores.


Fonte: Boas Notícias

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Josh Groban

Programa Son-Rise: Os Fundadores


Quero meu garotinho de volta 1


Quero meu garotinho de volta 2


Quero meu garotinho de volta 3

Quero meu garotinho de volta 4


sábado, 13 de outubro de 2012

Oficina das Ciências







Numa das aulas da Oficina de Ciências fizemos uma experiência: Corrida de barcos movidos a detergente da loiça? - Sim... foi super divertido!

Alunos: Cláudio Soares Martins, Daniela Almeida e Edivaldo Miguéis

Professor responsável: Pedro Pereira

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Portaria 275-A/2012

A Direção-Geral da Educação (DGE) disponibilizou as primeiras respostas às questões colocadas no âmbito da Portaria 275-A/2012 que regulamenta os currículos específicos individuais.

Ler aqui.

MY DREAM



Os 55 artistas chineses que compõem a Companhia China Disabled People's Performing Art Troupe, criada em 1987, já deram  espectáculos  em Portugal (Coliseus de Lisboa e Porto). Os artistas, todos com algum tipo de deficiência - física, auditiva, motora, visual - participaram na abertura e encerramento dos Jogos Paralímpicos de Pequim. Nomeados artistas para a paz pela UNESCO são músicos, bailarinos, cantores e acrobatas provenientes de 25 províncias chinesas.

Défice de atenção

Hiperatividade e Défice de Atenção

A perturbação da Hiperatividade com  Défice de Atenção afeta 3 a 5% de crianças em idade escolar. É um dos distúrbios mais comuns na infância e afeta maioritariamente crianças do sexo masculino.

O impacto que esta perturbação pode causar na vida da criança pode ser muito variável e depende de vários fatores. É muito importante que seja feito o diagnóstico adequado e o mais precocemente possível. O tratamento é realizado por uma equipa multidisciplinar, onde os pais e os professores são incluídos como elementos fundamentais. Para que seja possível a distinção entre uma criança saudavelmente irrequieta e uma criança hiperativa, é importante que os pais estejam atentos a alguns sinais de alerta.

Sinais de alerta
  • A criança parece estar aquém das suas capacidades intelectuais.
  • Apresenta um nível inapropriado de atenção, em comparação com outras crianças da mesma idade.
  • Tem dificuldade em seguir instruções.
  • Aparenta não ouvir o que lhe é dito. Demora muito tempo a fazer algumas tarefas, pois tem dificuldade em abstrair-se dos barulhos e de outros estímulos.
  • Tem tendência para perder objetos importantes (vestuário, material escolar, etc.).
  • É impulsiva.
  • Tem dificuldade em pôr em prática tarefas que requerem planeamento.
  • Corre em locais inapropriados, sobe aos móveis.
  • Responde fora do contexto, interrompe os outros quando deveria estar calado e fala demasiado, mas sem conseguir manter o fio do discurso.
  • Tem dificuldade em esperar pela sua vez.
  • Não consegue ficar sossegada, custa-lhe ficar sentada.
  • Coloca a culpa nos outros.
  • Mantém problemas na relação com familiares, amigos e/ou professores.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

"Rasgar Horizontes" As DAE na escola e na família

No próximo dia 7 de novembro, pelas 17:00 no auditório,  teremos uma ação de formação sobre Dificuldades de Aprendizagem Específicas e Hiperatividade, dinamizada pela Associação Portuguesa de Pessoas com Dificuldades de Aprendizagem Específicas  a quem deixamos, desde já,  o nosso obrigado.  O cartaz e as fichas de inscrições estão disponíveis na sala de professores da escola sede e seguiram por e-mail para as restantes escolas. As inscrições decorrem até ao dia 31 de outubro.

AQUARELA - TOQUINHO

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Por quatro esquinitas de nada


Dislexia

Foi criado um tipo de letra que facilita aos internautas com dislexia ler textos publicados na internet.

Ler a notícia aqui.


Notícia sugerida pelo nosso colega Tozé (professor de educação física) a quem deixamos o nosso obrigado.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Estudo Errado - Gabriel O Pensador

Wheelchair dance - Angel "Lorie Sparks & Brandon White"


Disgrafia

 A disgrafia é a alteração da escrita que a afeta na forma ou no significado.  É uma perturbação na componente motora do ato de escrever, provocando compressão e cansaço muscular, que por sua vez são responsáveis por uma caligrafia deficiente, com letras pouco diferenciadas, mal elaboradas e mal proporcionadas.

De forma geral, a criança com disgrafia apresenta uma série de sinais ou manifestações secundárias motoras que acompanham a dificuldade no desenho das letras, e que por sua vez a determinam. Entre estes sinais encontram-se uma postura incorreta, forma incorreta de segurar o lápis ou a caneta, demasiada pressão ou pressão insuficiente no papel, ritmo da escrita muito lento ou excessivamente rápido.
Sinais indicadores:
  • Postura gráfica incorreta.
  • Forma incorreta de segurar o instrumento com que se escreve.
  • Deficiência da preensão e pressão.
  • Ritmo de escrita muito lento ou excessivamente rápido.
  • Letra excessivamente grande.
  • Inclinação.
  • Letras desligadas ou sobrepostas e ilegíveis.
  • Traços exageradamente grossos ou demasiadamente suaves.
  • Ligação distorcida  entre as letras.
Problemas associados:
  • Perturbação da lateralidade, do esquema corporal e das funções percetivo-motoras.
  • Perturbação de eficiência psicomotora (motricidade débil; perturbações ligeiras do equilíbrio e da organização cinético-tónica; instabilidade).
  •          Orientação deficiente e inflexível,
  •           Orientação inadequada da mudança de letra de imprensa para letra manuscrita,
Pessoais:
    • Imaturidade física,
    • Motora,
    • Inaptidão para a aprendizagem das destrezas motoras,
    • Pouca habilidade para pegar no lápis,
    • Adoção de posturas incorretas,
    • Défices em aspetos do esquema corporal e da lateralidade.
O que pode fazer:
  • Encorajar a expressão através de diferentes materiais (plasticina, pinturas e lápis). Todas as tarefas que impliquem o uso das mãos e dos dedos são positivas.
  • Incitar a criança a recortar desenhos e figuras, a fazer colagens e picotar.
  • Promover situações em que a criança utilize a escrita (ex.: escrever pequenos recados, fazer convites e postais).
  • Fazer atividades como contornar figuras, pintar dentro de limites, ligar pontos, seguir um tracejado.
Fonte: Associação Portuguesa de Pessoas com Dificuldades de Aprendizagem Específicas

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Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

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