sábado, 28 de julho de 2012

Brinquedos para Todos - Parque infantil inclusivo




Fonte: Expansão - Laboratório de Tecnologia Terapêutica

S. Paulo   Brasil

quinta-feira, 26 de julho de 2012

KENGURU CAR - The kenguru takes you out to have fun

A fabricante de automóveis húngara Kenguru desenvolveu um veículo elétrico feito especialmente para os utilizadores de cadeira de rodas. O carro já está em fase de produção e começará a ser comercializado em breve na Europa e nos EUA.
 
O Kenguru, é o primeiro carro elétrico do género criado com o propósito de aumentar a mobilidade dos cidadãos impossibilitados de se locomover, permitindo-lhes conduzir.

Não possui bancos, sendo estes substituídos por um "casulo" em fibra de vidro, muito compacto, cujo peso chega aos 550 quilos, onde a cadeira de rodas entra sem problemas. A entrada no carro é feita através de uma porta traseira, a única existente, que se abre por controlo remoto.

O veículo atinge uma velocidade máxima de 45 quilómetros por hora e uma autonomia entre 70 a 110 quilómetros, tenho sido desenhado com vista à realização das curtas viagens no interior das cidades.
De acordo com a imprensa internacional, o preço do carro, cuja venda deverá começar nos próximos 6 a 12 meses, vai rondar os 25 mil dólares (cerca de 20 mil euros).

Fonte: Boas Notícias

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Cerebral Palsy Inspirational Run: Matt Woodrum Cheered on by Family and ...

Matt Woodrum tem paralisia cerebral e como consequência, problemas de mobilidade. Apesar da desvantagem física, é determinado e empenha-se em participar nas atividades da sua escola como no caso, na corrida dos 400 m.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Pedro Isidro nos Jogos Olímpicos

O atleta soube na segunda-feira que vai estar em Londres, onde irá representar Portugal na prova dos 50km marcha. Ele será o primeiro português portador de deficiência cognitiva a competir em Jogos Olímpicos.

Para aceder à notícia, clicar aqui.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

O verão


VARIETY: the children's charity - LIBERTY SWING

A organização sem fins lucrativos, Variety, em parceria com os governos da Nova Zelândia e da Austrália, financiaram mais de 60 "liberty swings" em parques municipais e escolas, permitino às crianças com deficiência  a sua inclusão nos parques de diversão.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Staff Benda Bilili

Um dos maiores casos de sucesso da música africana dos últimos anos, o grupo Staff Benda Bilili nasceu em Kinshasa, República Democrática do Congo, e é formado por músicos deficientes motores que dormiam e ganhavam a vida na rua a cantar e tocar para os transeuntes.
Musicalmente, Staff Benda Bilili é uma mistura de ritmos tradicionais, funk e a versão local da rumba. Os músicos cantam, dançam e tocam em guitarras e instrumentos criados pelos próprios com os objetos que encontram na rua. As letras das suas músicas são verdadeiras crónicas da vida da capital congolesa.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Um instrumento criado pela Universidade de Aveiro (UA) permite detectar deficiências da fala em crianças em idade pré-escolar, como falar à ‘sopinha de massa’ ou trocar os sons das letras, facilitando a correção.

Para aceder à notícia clicar aqui

CONSIGO RTP 2

segunda-feira, 16 de julho de 2012

I Jornada de Avaliação Interna

No dia 13 de julho realizou-se na escola a I Jornada de Avaliação Interna, promovida pelo respetivo grupo de trabalho (professores Alexandra, Mota, Tozé e Paula Coito). Reconheceram-se sucessos e aspetos a melhorar. Sem complexos ou ressentimentos e apesar da situação difícil que a escola pública vive, certamente que cada um de nós continuará a dar o seu contributo para continuarmos a fazer o nosso caminho. Esta jornada em si foi também o exemplo de uma boa prática.






domingo, 15 de julho de 2012

Biologically accurate robot walking legs


Um grupo de investigadores norte-americanos criou duas pernas robóticas capazes de imitar, da forma mais natural conseguida até hoje, o andar humano. Por apresentar caraterísticas muito idênticas às biológicas, o robô poderá ser determinante para os estudos na área.
A invenção foi dada a conhecer a semana passada no Journal of Neural Engineering. Trata-se de um robô, cujas pernas terminam numa anca, e que tem dois joelhos e dois tornozelos movidos, cada um, por nove músculos que produzem o movimento.
Os cientistas procuraram "imitar" a estrutura neuronal, músculo-esquelética e sensorial dos seres humanos e incorporá-la no robô, dando-lhe um caminhar mais realista do que aquele que tradicionalmente se vê neste tipo de máquinas.
Theresa Klein e Anthony Lewis, da Universidade do Arizona, nos EUA, reproduziram de uma maneira simplificada o padrão motor central (GPC), região situada na parte lombar da espinal medula e que controla a marcha humana, determinando o ritmo do andar e reagindo às interações entre o ambiente e o organismo.
Segundo os investigadores, esta criação permite investigar os processos desconhecidos por trás do andar humano, bem como formular teorias acerca do modo como os bebés aprendem a andar ou compreender como os pacientes que sofreram lesões na espinal medula poderão recuperar a capacidade de caminhar.

Fonte: Boas Notícias


quarta-feira, 11 de julho de 2012

 Sistemas de ensino sem tratamento adequado para alunos deficientes

Para aceder à notícia clicar aqui.

Quinta Terapêutica  na Serra da Lousã

Para aceder à notícia clicar aqui.

Portugal tem 48 mil alunos com NEE

Para aceder à notícia clicar aqui.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Almoço e Convívio II Parte


Projetos e Parcerias

Durante este ano letivo promovemos a continuidade de alguns dos projetos e parcerias: Patinhos na Água na piscina municipal de Corroios, para alunos das UMD do 1º, 2º e 3º ciclo, Equitação Terapêutica no picadeiro da GNR de Paio Pires com a terapeuta ocupacional do CRI Inês Osório, para alunos da UMD do 1º ciclo, Musicoterapia com os professores de educação musical, Alexandre Lourenço e Filomena Benildes, para alunos das UMD do 1º, 2º e 3º ciclo e Educação Física Adaptada com o professor de educação física João Mendonça, para alunos da UMD do 2º e 3º ciclo.
Iniciaram-se os projetos de Atletismo e Boccia (professores Carlos Machado e Sónia Fontes) no âmbito do desporto escolar. 
Com alguns alunos de currículo específico individual e plano individual de transição foram desenvolvidos os projetos Aprendendo Sem Fronteiras e Planear, Interagir e Construir, com a psicóloga do CRI Sofia Miranda.

Aos professores, técnicos,  assistentes operacionais e parceiros, obrigado.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Multideficiência


Segundo Orelove, Sobsey e Silberman (2004) e Saramago et al., (2004:213), as crianças com multideficiência, “...apresentam acentuadas limitações no domínio cognitivo, associadas a limitações no domínio motor e/ou no domínio sensorial (visão ou audição), e que podem ainda necessitar de cuidados de saúde específicos. Estas limitações impedem a interação natural com o ambiente, colocando em grave risco o acesso ao desenvolvimento e à aprendizagem”.
Estes alunos podem apresentar caraterísticas muito diversas, as quais são determinadas, essencialmente, pela combinação e gravidade das limitações que apresentam, pela idade em que surgem e pelas experiências vivenciadas.
O Dec-Lei 3/2008 de 7 de Janeiro, no Artigo 26.º estabelece a criação de Unidades de apoio especializado para a educação de alunos com multideficiência e surdocegueira congénita que, de acordo com o ponto 1 “constituem uma resposta educativa especializada desenvolvida em escolas ou agrupamento de escolas que concentram grupos de alunos que manifestam essas problemáticas”.
No nosso agrupamento estão sediadas duas destas Unidades, a do 1º ciclo e a do 2º e 3º ciclo do ensino básico.

domingo, 1 de julho de 2012

Redefine Possible


Spencer West norte-americano sem pernas subiu ao ponto mais alto do Monte Kilimanjaro, na fronteira com o Quénia, utilizando, para o fazer, as suas mãos e a sua cadeira de rodas. O desafio cumprido reverte a favor da Free The Children, uma organização empenhada em proteger a qualidade de vida das crianças de 45 países do mundo.
"Decidi subir ao Kilimanjaro não apenas para redefinir o que é possível para mim, mas para inspirar outros a ultrapassar os seus próprios obstáculos e desafios e ajudar as comunidades que precisam do nosso apoio", afirmou Spencer West, que perdeu as pernas aos cinco anos por culpa de uma doença genética, citado pela imprensa internacional.

Arquivo do blogue

Acerca de mim

Blog do Departamento de Educação Especial do agrupamento de escolas Nun'Álvares, Arrentela, Seixal. Pretende ser um espaço de divulgação e de troca de ideias. Professora responsável pela sua criação e administração: Anabela Leite

Número total de visualizações de páginas

Seguidores